A rotina de manutenções em serviços e plataformas em diversos tipos de ambientes geralmente demandam uma grande quantidade de tempo. E parte desse tempo poderia ser investido em melhores experiências para o cliente. Red Hat Openshift torna essa economia de tempo e melhoria em qualidade possíveis, ao gerenciar implantações de nuvens híbridas e multicloud em uma plataforma de gerenciamento de containers Kubernetes. Ao automatizar o gerenciamento do ciclo de vida do container, Red Hat OpenShift proporciona operações voltadas à segurança para desenvolvedores e redução de carga de trabalho para equipes de infraestrutura. A implantação dessa plataforma conta ainda com práticas DevOps, como integração e implantação contínuas (CI/CD) para a orquestração de containers.
A utilização de Red Hat Openshift também é voltada para auxiliar operadores Kubernetes a otimizar e automatizar instalação, atualizações e gerenciamento de serviços baseados em container. Com isso, torna mais fáceis operações como implantar ou atualizar aplicações, monitorar serviços ou criar um sistema em todo o cluster. O uso de uma plataforma que executa containers e Kubernetes com eficiência traz ainda benefícios como redução do custo com acessos pagos a aplicações e infraestrutura de suporte. Também possibilita a portabilidade de serviços e aplicações nos ambientes em nuvens públicas, privadas ou híbridas. Ou seja, governança para ambientes multicloud.
Para permitir que as equipes de desenvolvimento e operações possam concentrar-se em melhores experiências para os clientes, o sistema operacional também utiliza Kubernetes Operators. Desse modo, possibilita a automatização de configuração e gerenciamento de aplicações nativas de Kubernetes. O Red Hat OpenShift também permite a orquestração de containers Docker.