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Gestão de ativos no setor de Óleo, Gás e Energia – e como a plataforma IBM pode ajudar

Mais que reparar equipamentos com agilidade, a indústria demanda estratégias capazes de prever quando um problema vai acontecer.

Embora esse seja um movimento observado em diversas áreas, o setor de óleo, gás e energia está um passo à frente quando o assunto é engenharia de confiabilidade. E não é pra menos. Falhas em equipamentos dessa natureza significam riscos altíssimos para os funcionários, para o meio ambiente e para o patrimônio da empresa.

Os custos da paralisação das atividades também são enormes. Em uma refinaria ou em uma hidrelétrica, por exemplo, substituir um componente em um site isolado pode significar dias de inatividade.

Um sistema para gestão de ativos robusto é um aliado fundamental para empresas do setor de óleo, gás e energia, especialmente como apoio à execução das suas estratégias. Afinal, essa é a parte mais sensível do processo – a etapa em que uma informação ausente ou um procedimento mal interpretado pode levar imediatamente a uma parada de produção ou até mesmo acidente.

Para casos como esses, a Maxinst oferece o IBM Maximo Oil and Gas, plataforma que conta com funcionalidades específicas como o Maximo HSE, além de produtos adicionais como o Maximo Anywhere. São sistemas multisite, que facilitam a troca de informações entre ambientes diferentes da mesma empresa, com necessidades e características específicas. 

Conheça algumas funcionalidades.

 

Rastreamento de Ordens de Serviço

Todas as ordens de serviço emitidas pela empresa são cadastradas e podem ser acessadas a qualquer momento.

 

Plano de segurança

Em atividades críticas, definições como procedimento para troca de uma peça, quando mal documentadas, podem resultar em erros graves. Em última instância, podem ocasionar acidentes e colocar em risco a vida da equipe envolvida. 

Essa funcionalidade permite que todas as informações relacionadas a segurança (EPIs, materiais, riscos, procedimentos e todo tipo de documentação técnica) sejam registradas, atualizadas automaticamente e acessadas a qualquer momento.

Afinal, quando há alteração em qualquer procedimento de manutenção, a informação deve ser imediata – e isso pode ser complexo em empresas que operam com sites isolados.

MOC – Gerenciamento de mudanças

Ainda sobre a importância de registrar atualizações na documentação técnica, essa funcionalidade permite rastrear as alterações – quem as solicitou, quem executou, quando foi feita. Além disso, permite que as alterações sejam revisadas e aprovadas por um ou mais responsáveis antes de serem registradas. Assim, a ferramenta garante processos mais seguros.

Análise de causa raiz – Matriz de risco e Causa de risco 

Mesmo com toda essa redundância, é possível que ocorra uma falha. Em casos assim, a ferramenta oferece um relatório de análise de causa raiz, reunindo informações sobre quais eram os profissionais, os produtos e o ambiente envolvidos no evento, descrevendo como se deu a falha.

Com esses insumos, os profissionais podem determinar a causa do problema, as ações de correção e prevenção, e as mudanças necessárias nos procedimentos.

Além disso, a funcionalidade também é um apoio para gerir questões ambientais, ou seja, inclui nos relatórios quais são as normas regulamentadoras, procedimentos para conservação e indica riscos como propensão a explosão. No caso de acidentes, relaciona quais são as contingências necessárias. 

Cadastro de ativos

Todos os ativos da empresa podem ser cadastrados na plataforma. Ou seja, toda a cadeia on e off shore, armazenamento, serviço nos campos, equipamentos de perfuração, armazenamento e transmissão, entre outros. Informações sobre local, fornecedor, status ativo/inativo e custos de manutenção para cada ativo podem ser acessadas em um único local.

Maximo Anywhere (Mobilidade)

Esse produto permite mobilidade para registrar os dados da manutenção em aplicativo para tablet ou smartphone. As informações são enviadas para a plataforma central e sincronizadas imediatamente, caso o operador esteja online. Caso não haja conexão, os dados são armazenados offline e sincronizados na próxima vez que o dispositivo acessar a internet. 

Conta também com informações como mapas e rotas, e leitor de código de barras para identificação dos equipamentos. Assim, permite que trabalhadores móveis acessem e atualizem ordens de serviço, inspecionem ativos e locais em ordens de serviço, e contem itens de inventário. 

 

Se quiser conhecer mais detalhes sobre a transformação da indústria 4.0 a partir do uso de ferramentas tecnológicas da IBM, entre em contato com a Maxinst para informações direcionadas à sua empresa!