Plano de tarefa (ou plano de trabalho)
A funcionalidade “plano de tarefa” é uma aplicação dentro do IBM Maximo. A função é auxiliar a área de manutenção a criar modelos para planos de trabalho. Ou seja, a descrição do que vai ser feito e quais serão os recursos necessários. Ela se aplica a planos de manutenção preventiva, manutenção preditiva ou outros trabalhos planejados.
Na prática, toda vez que for necessário realizar uma sequência de atividades determinada, a equipe poderá contar com um plano já desenhado, contendo os tempos previstos, especialidades necessárias, materiais e peças sobressalentes.
Aplicação de manutenção preventiva
Ao associar esse plano de trabalho a uma rotina de manutenção, o sistema é capaz de gerar ordens de serviço (OS) automaticamente, na periodicidade determinada, contendo todos os detalhes para a execução do serviço.
Ou seja, a equipe só precisa especificar uma vez qual é o plano de trabalho e determinar sua periodicidade – uma vez por semana, a cada 300 horas, uma vez por ano. É menos retrabalho e mais padronização, além de mais uma garantia de que o serviço será executado na periodicidade ideal.
Além disso, é possível incluir uma rota em cada OS. Considerando a distribuição dos equipamentos dentro da planta, o sistema permite determinar a melhor ordem para a execução do serviço, determinando uma sequência com base na proximidade física dos ativos em vez de uma simples ordenação numérica ou alfabética. Assim, quem executa a ação cumpre o serviço no menor tempo possível, com a maior produtividade.
Essa ordenação pode ser determinada manualmente, mas o sistema tem suporte para uma infinidade de tecnologias associadas. A determinação da rota pode ser feita pelo próprio sistema, a partir de uma análise da representação gráfica da planta. Ou, com o georreferenciamento ativo em um dispositivo mobile, quem realiza a manutenção pode consultar em um mapa a localização dos ativos e determinar a melhor ordem para a execução do serviço.
Monitoramento de condições
É uma aplicação que permite configurar alertas e ações automáticas quando equipamentos atingem níveis predeterminados.
É possível configurar escalas para as medições, determinando quais resultados correspondem a níveis de alerta ou níveis críticos. Quando os dados são enviados para a plataforma, uma informação é enviada automaticamente ao responsável caso os números correspondam ao alerta ou situação crítica. Isso reduz o tempo de resposta até a geração de uma ordem de serviço para corrigir o problema. Assim, as chances de danos aos ativos são menores.
Mais uma vez, a aplicação pode receber os dados de medição de diferentes maneiras. Isso se dá tanto por inserção manual, pelo trabalho do inspetor com acesso a um aplicativo desktop ou mobile, quanto pelo envio de dados em nuvem, via sensores ou medidores interligados.
Maximo Anywhere
Ainda sobre formas de otimizar o envio de dados sobre os ativos para a plataforma, o Maximo Anywhere é uma aplicação de mobilidade que otimiza essa etapa. Falamos sobre ela no artigo sobre a gestão de ativos no setor de óleo, gás e energia.
Em vez de coletar os dados em uma planilha e depois inseri-los na plataforma, o inspetor pode contar com uma aplicação para smartphone ou tablet que leva os dados para o sistema automaticamente.
Conta também com informações como mapas e rotas, e leitor de código de barras para identificação dos equipamentos. Assim, trabalhadores móveis acessam e atualizam ordens de serviço e contabilizam itens de inventário com sincronização em tempo real.
MAHI (IBM Maximo Asset Health Insights)
Dando um passo além em relação ao monitoramento de condições, esta aplicação permite visualizar a saúde geral do equipamento, de um modo mais abrangente.
A partir da configuração de indicadores operacionais, financeiros e de segurança, o MAHI cruza dados para gerar gráficos que entregam insights de forma rápida. Os cálculos revelam, por exemplo, qual tem sido o curso de manutenção de cada equipamento ou qual a data prevista para um ativo ser desativado.
Otimizar a visualização significa tornar mais eficiente o monitoramento dos ativos corporativos. Quando as análises se tornam mais ágeis, as empresas podem tomar decisões sobre os ativos com mais antecedência, precisão e inteligência. É possível eliminar rotinas de manutenção preventivas desnecessárias, planejar melhor o reparo e a substituição de peças, e até prever quando um equipamento apresentará problemas.
IBM Cognos BI
Esta aplicação permite parametrizar com facilidade os relatórios de BI, uma necessidade de médios e grandes negócios. Em vez de gerar vários relatórios distintos e editar ou cruzar os dados manualmente, o profissional pode visualizar, com poucos cliques, a disponibilidade de certos equipamentos em setores selecionados de uma fábrica, por exemplo.
A interface é web e foi projetada para escalabilidade, disponibilidade e abertura. É integrável e compatível com diversas infraestruturas tecnológicas presentes no mercado.
IBM Watson IoT Platform
A gestão de ativos corporativos ganha outra dimensão quando combinada com a potência da aprendizagem de máquina e da Internet das Coisas (IoT).
Como já mencionamos, a tecnologia para gestão de ativos corporativos comercializada pela Maxinst permite coletar dados sobre as condições dos equipamentos via sensores, que enviam as informações continuamente para a plataforma IoT. Combinando essa tecnologia ao IBM Watson, a inteligência artificial da IBM, esta aplicação traz análises e ações automáticas, sem a necessidade de configuração prévia.
Assim, a tecnologia detecta padrões irregulares, determina quais são as possíveis causas do problema e sugere ações de reparação. Não é um simples relatório, mas um diagnóstico do evento.
Por exemplo, se um equipamento emitiu alertas de alta temperatura muitas vezes durante um dia, poderia ser necessário que um engenheiro desmontasse o equipamento e encaminhasse peças para a análise em laboratório. A inteligência artificial agiliza essa identificação por ser capaz de processar uma quantidade vasta de dados, aperfeiçoando os insights toda vez que recebe um feedback sobre a assertividade da análise.
Para entender mais sobre como as soluções Maxinst podem otimizar a gestão de ativos no seu negócio, entre em contato.