Blog

7 passos para deixar a manutenção de ativos em dia

A manutenção de ativos está presente no cotidiano industrial desde o princípio das atividades fabris. E assim como outros processos, ela vai se modernizando e se atualizando.

Em tempos de uma quarta revolução industrial, estar em dia com a manutenção de ativos pode fazer toda a diferença na produção da indústria. Isso gera maior eficiência, menos gastos, entre outros benefícios.

Para organizar esse processo de forma assertiva e potencializar a manutenção de ativos, a deixando em dia, alguns passos podem ser tomados. Saiba quais são!

Manutenção de ativos: 7 passos para deixá-la em dia

 

1. Possuir e manter um bom cadastro de ativos

Para que a manutenção de ativos seja feita de forma efetiva, é necessário que o cadastro de ativos também esteja atualizado.

Esse cadastro diz respeito às máquinas e aos equipamentos utilizados na indústria. Para administrá-los de forma prática e objetiva, um sistema de gerenciamentos de ativos e serviços EAM são excelentes soluções. São exemplos desses sistemas:

2. Possuir e manter a classificação de ativos

A classificação de ativos é necessária para definir o melhor método de manutenção de ativos a ser aplicado. Tudo isso é feito de acordo com um Plano de Manutenção preestabelecido.

A classificação varia em:

  • Classe A: Equipamentos e máquinas com prioridade alta.
  • Classe B: Equipamentos e máquinas com prioridade média.
  • Classe C: Equipamentos e máquinas com prioridade baixa.

A prioridade, por sua vez, é estabelecida de acordo com a importância de uma máquina ou equipamento no setor produtivo da indústria.

Para se manter a par da classificação dos ativos, é necessário que a solução EAM utilizada na organização possua aplicações capazes de fazer essa análise corretamente. Assim, ela entrega a melhor estratégia de manutenção a ser adotada.

 

3. Mapear, elaborar e manter os planos de trabalho

O mapeamento das famílias de ativos, ou seja, de cada grupo de equipamentos com características técnicas semelhantes, é muito importante para a elaboração dos Planos de Manutenção.

Cada família deve ter o seu próprio plano ou roteiros de trabalhos. Neles, as informações para a realização de serviços devem estar registradas de forma a serem facilmente associadas a uma Ordem de Serviço.

Assim, elas podem ser compartilhadas e revistas quando necessário e garantem agilidade nas constantes revisões de melhorias que fazem parte do Plano de Manutenção.

 

4. Mapear, elaborar e manter os planos de manutenção de ativos

As manutenções podem variar quanto ao seu objetivo, se configurando como:

Todos esses processos são importantes para manter os ativos em dia. E, para organizá-los corretamente, é necessário o mapear, elaborar e manter os Planos de Manutenções dos ativos.

Para isso, o sistema de gestão EAM utilizado na empresa deve ter uma aplicação que permita a criação dos registros de manutenção planejada. Dessa forma, é possível criar Ordens de Serviço de forma automática e em tempo hábil para a sua realização.

Com essa ferramenta, é possível eliminar os erros e as falhas na geração e, consequentemente, na realização das manutenções planejadas. Assim, os processos ficam em dia com mais praticidade.

 

5. Possuir um bom cadastro de peças sobressalentes, materiais e serviços

Ter um registro das peças sobresselentes, dos materiais e dos serviços disponíveis e necessários para as tarefas da manutenção de ativos é imprescindível para que o processo fique em dia.

Para auxiliar nessa tarefa, é importante que o sistema EAM possua aplicações em que tanto o planejador quanto o programador e o executante possam definir a apontar corretamente todas as peças, materiais e serviços a serem utilizados na execução.

Dessa forma, quando a equipe chegar para a execução do serviço, não há riscos da falta de uma peça ou material. Assim o trabalho ocorre de forma tranquila e ágil.

 

6. Elaborar e cadastrar a árvore de falhas

A árvore de falhas é uma ferramenta utilizada para que os profissionais possam registrar os sintomas, as causas e as intervenções de um atendimento de serviço corretivo.

Com esse tipo de registro, é possível que o corpo técnico da manutenção possa analisar qual o ponto onde mais ocorrem intervenções de manutenção e que tipo de falhas são tratadas.

O objetivo desse passo é identificar e realizar um trabalho que reduz ou até mesmo elimina os erros cometidos. Consequentemente, isso auxilia que a manutenção de ativos esteja sempre atualizada e em dia.

 

7. Análise de dados

A análise de dados é imprescindível na tomada de decisões e na aplicação de ações de melhorias.

Com os dados gerados durante os processos industriais, de manutenção e de gerenciamento de ativos, é possível analisar as falhas registradas nas ordens de serviço.

Algumas tecnologias também auxiliam muito no monitoramento online, dando insights valiosos para o planejamento da Manutenção de Ativos. São elas:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • Computação na Nuvem;
  • Inteligência Artificial (IA);
  • Business Intelligence (BI), entre outras.

Além de deixar os processos em dia, a constante análise de dados, consequentemente, também gera outros benefícios, como a redução de custos, a adoção de melhores técnicas de manutenção, o aumento de disponibilidade e a melhora na qualidade de serviços, entre outros.

Todos esses passos, aliados com as soluções tecnológicas necessárias, são importantes para que a Manutenção de Ativos seja realizada com tranquilidade na indústria. Assim, é possível também gerar melhores resultados de forma mais eficiente, evitando desgastes desnecessários!

E agora que você já sabe de tudo isso, que tal se aprofundar ainda mais? Seguindo nessa temática, preparamos um artigo especial sobre 5 inovações que a Computação Cognitiva trouxe para a Gestão e Manutenção de Ativos. Acompanhe!