Monitoramento e manutenção são essenciais para a segurança
Mapear equipamentos, detectar problemas com antecedência e evitar manutenções corretivas são ações estratégicas que não podem ser desconsideradas, tanto em relação à segurança em ambientes de trabalho quanto para evitar prejuízos financeiros. Manutenções preditiva e preventiva devem ser foco de atenção constante para todos os tipos de empresas, gerando indicadores de referências e definindo métricas que podem apontar a necessidade de reparos antes que acidentes aconteçam. Listamos a seguir três momentos essenciais para definir e implementar manutenção:
Avaliação de riscos – Diz respeito ao planejamento a partir de revisão de critérios de segurança, além de identificação de riscos. Essa avaliação estabelece formas mais eficazes de enfrentar possíveis riscos em tempo hábil, garantindo segurança patrimonial, financeira e dos colaboradores.
Prevenção – Análise de prováveis interrupções, como paradas e falhas de peças de diversos tipos de máquinas e equipamentos. Essa manutenção preventiva, realizada de forma programada e periódica, é voltada para a redução de riscos de danos e quebras. Dessa forma, é estratégica para a conservação de diversos componentes e equipamentos, minimizando assim custos de compra.
Preditivo – É um monitoramento voltado para inspeções e acompanhamento de possíveis mudanças em condições de desempenho. Diferencia-se de uma manutenção preventiva, pois não é utilizada tendo como base cronogramas, mas sim avaliando as condições reais de funcionamento de máquinas e equipamentos. Além disso, evita os altos custos de manutenções corretivas, que costumam comprometer prazos e afetar lucros.
Monitorar para reduzir riscos e custos
Conhecer a estrutura e necessidade da empresa é fundamental para estabelecer os melhores modos para realizar manutenção de máquinas e equipamentos. O foco de monitoramento e manutenção é evitar ações corretivas, ou seja, aquelas que são realizadas sem constar em planejamento ou programação. Esse tipo de manutenção é mais caro, com um impacto maior na operação, indicando ainda que ações preditivas e preventivas não foram colocadas em prática adequadamente.
Uma estratégia eficaz para evitar tais transtornos é a realização de manutenções periódicas, que podem ser definidas e apontadas com o uso de softwares de monitoramento. Diagnósticos preventivos e preditivos são fundamentais para acompanhar uso, desgaste e vida útil de equipamentos, prever situações de risco e apontar melhorias e soluções práticas. É importante ter em mente ainda que tais diagnósticos devem atender às especificações de normas referentes à segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, como a NR 12 e a Portaria 916.
Para garantir segurança e evitar acidentes graves, investir em softwares de monitoramento torna-se uma questão vital para empresas. A Maxinst, contando com transparência nos processos de manutenção, desenvolve soluções práticas e personalizadas para gerenciamento desses ativos, focando sempre em mitigar riscos das operações, reduzir custos reduzir custos e maximizar retorno sobre os ativo . Em questão de segurança e monitoramento, nossos consultores estão a postos para atender a sua empresa com as melhores soluções. Entre em contato.