O que é manutenibilidade?
François Monchy, grande nome na área da manutenção, coloca a manutenibilidade como a probabilidade de um equipamento com falhas ser reparado dentro de um tempo pré estabelecido.
Uma outra definição possível para a mantenabilidade é a de uma estratégia que permite a não repetição de erros e falhas nos processos de manutenção.
Dessa forma, ela pode ser vista como um conceito que permite uma dinâmica de melhoramento e otimização da manutenção, gerando uma gestão de manutenção cada vez mais eficaz.
Qual a importância da manutenibilidade na manutenção?
A manutenção tem o objetivo de devolver a uma máquina ou a um sistema a sua capacidade operacional.
Enquanto isso, como vimos acima, a mantenabilidade age como parte de um ciclo de otimização dos processos de manutenção.
Assim, manutenção e manutenibilidade estão diretamente relacionados. Especialmente se considerarmos que a ela envolve os processos de antes e depois da manutenção.
E o sucesso da manutenção, por sua vez, é o grande objetivo das ações de manutenibilidade!
Como medir?
A norma 5462 da ABNT regulamenta a manutenibilidade. Ela define também as maneiras em que a taxa de mantenabilidade pode ser calculada.
Existem diferentes métodos para chegar a este número, como:
- taxa de reparo instantâneo
- taxa de reparo média
- tempo médio de reparo
Alguns são mais complexos e completos, enquanto outros são mais simples.
De qualquer forma, é indicado que a taxa seja calculada por um software especializado.
Quais os benefícios?
Como vimos, a manutenibilidade é essencial para o melhor funcionamento dos processos da empresa, principalmente a manutenção.
E ao cumprir seus objetivos, a manutenibilidade traz os seguintes benefícios:
- Redução no tempo de manutenção;
- Otimização dos processos de manutenção;
- Maximização da disponibilidade operacional;
- Prolongamento da vida útil dos ativos;
- Redução de gastos;
- Maior produtividade.
Podemos perceber então que a compreensão do conceito de manutenibilidade e sua aplicação na indústria pode fazer toda a diferença na produtividade de sua empresa.
Afinal, ela garante um processo de manutenção mais otimizado, bem como melhor funcionamento e maior disponibilidade dos seus ativos.
Um outro conceito importante é o de confiabilidade, que está ligado diretamente com a manutenibilidade. Saiba mais sobre este conceito no nosso artigo: Melhore a confiabilidade em políticas de manutenção.