Blog

Tudo sobre os indicadores de desempenho da manutenção

Gerenciar um setor de manutenção não é uma tarefa fácil, além disso é impossível gerenciar a manutenção sem os indicadores da manutenção. Conheça o que são os indicadores, quais os principais e suas características:

O que são indicadores da manutenção?

Os indicadores e as metas possuem uma relação de dependência, no entanto, não significam a mesma coisa. Os indicadores são dados quantitativos, e trazem informações sobre a performance de algum processo, ativo ou setor em específico. 

 

Pelos indicadores de manutenção, é possível entender o objetivo das manutenções e principalmente entender os efeitos das manutenções na indústria. Em poucas palavras o objetivo dos indicadores é otimizar o funcionamento dos processos, aumentando a produtividade da empresa.

 

Quais são os principais indicadores da manutenção?

Existem alguns tipos de indicadores, e cada um possui as suas características, especificações e objetivos. Veja os principais 

 

  1. MTBF – Mean Time Between Failures 

 

O MTBF ou Mean Time Between Failures é um dos principais indicadores de manutenção. 

Na tradução livre, significa tempo médio entre as falhas, e como o próprio nome diz, esse indicador trata sobre o tempo de funcionamento médio entre as falhas.

Ou seja, através desse indicativo é possível identificar a confiabilidade do equipamento. 

 

  1. MTTR – Mean Time To Repair

 

Outro indicador extremamente importante, é o indicador MTTR, ou Mean Time To Repair, que em tradução livre significa tempo médio para reparos. 

O objetivo desse indicador é mostrar o tempo em que os profissionais demoram para que a máquina esteja funcionando após uma falha.

 

 

  1. MPd – Cumprimento dos planos de manutenção preditiva

 

O MPd é o indicador que verifica a funcionalidade do plano de manutenção preditiva.

Através das tarefas realizadas com o plano de manutenção preditiva é possível saber se o plano está sendo cumprido e funcionando perfeitamente, ou não. 

 

  1. MP – Cumprimento dos planos de manutenção preventiva

 

Já o MP, tem o objetivo de verificar a funcionalidade dos planos de manutenção preventiva. Ou seja, esse indicador verifica se a realização das manutenções preventivas estão auxiliando na prevenção de falhas. 

 

  1. A – Availability

 

Outro excelente indicador de desempenho de manutenção, é o indicador A. O Availability trata sobre a disponibilidade do equipamento, que é o maior objetivo do investimento e da gestão de manutenção.

Esse indicador verifica por quanto tempo a máquina está ficando disponível, se está acontecendo como programado ou se precisa de outros ajustes e novos planejamentos. 

 

A Maxinst

Com mais de 15 anos de experiência no mercado da Tecnologia da Informação (TI), inovadora e especializada, utilizando as tecnologias da indústria 4.0 a Maxinst pode mudar sua empresa.

Quer saber mais sobre como investir em indicadores de desempenho na manutenção? Entre em contato conosco e acompanhe nossas ​mídias sociais​.