Blog

A importância da manutenção em tempos de crise

A atual situação ocasionada pela pandemia do coronavírus afetou e mudou drasticamente todas as esferas, dentre elas, o setor industrial pode ser apontado como um dos mais prejudicados pela recessão financeira e pelas medidas de isolamento social, visto que grande parte das atividades industriais não podem ser realizadas de forma remota. Entenda qual o papel da manutenção em tempos de crise

Em momentos como esse, é ideal redefinir de forma estratégica as prioridades da empresa. Investir em manutenção em tempos de crise pode ser uma excelente estratégia, a fim de reduzir custos, sem ocasionar perda de qualidade do produto final, de acordo com a visão geral da empresa e dos colaboradores.

Focar no setor da manutenção industrial é fundamental para as empresas que buscam não perder a competitividade e manter a eficiência, evitando as paradas imprevistas e sem elevar os gastos mesmo nos tempos de crise econômica.

Qual a importância de investir na manutenção em tempos de crise?

Crises como da atual conjuntura ocasionam perdas e mudanças desde os gestores, aos funcionários e colaboradores. Por isso, o trabalho de uma manutenção industrial regular e preventiva, pode evitar grandes perdas de equipamentos e materiais. 

A manutenção industrial vai muito além de somente consertar os equipamentos danificados. A criação de um planejamento de assistências eficientes possui o objetivo de regularizar o funcionamento da empresa, com o investimento de ações protetivas para que não haja um desgaste geral, e que os problemas sejam encontrados e reparados efetivamente antes de evoluírem para danos mais graves.

As quatro principais tendências de manutenção industrial 

Conheça abaixo as principais tendências do mercado de manutenção em tempos de crise:

  • Capacidade analítica

Com os avanços tecnológicos trazidos pela chegada da indústria 4.0, cada vez mais a abordagem analítica está presente nas empresas, levando em consideração a crescente no volume de dados produzidos e especialmente na evolução da capacidade analítica. Com isso, progressivamente será possível de forma contínua e acentuada a troca de dados, que refletirá na tomada de decisões de forma coletiva e elevará a produtividade.

  • Integração e conectividade

A tecnologia e a automação de processos de manutenção são aliadas na continuidade das atividades, mesmo quando deparadas com crises como a atual, causada pela pandemia. Padronizar os ativos, permite que os funcionários e colaboradores realizem manutenções de formas autônomas ou quando necessário solicitem o reparo e a compra de materiais sem a necessidade da interação humana.

  • Gestão de performance de ativos

A Gestão de performance de ativos fornece uma visão completa dos parâmetros sobre as melhores formas de funcionamento. Somente a manutenção preventiva não é suficiente para suprir todas as necessidades de uma empresa. Entretanto, com a otimização da manutenção e com o uso das análises estratégicas de atuação de tomadas eficientes de decisões, é possível que as melhores formas de abordagem sejam definidas, e que assim, os melhores resultados sejam atingidos de forma diferenciada.

  • Treinamento diferenciado

Mesmo com os avanços cada vez maiores das tecnologias, ainda existem tarefas que dependem exclusivamente de fatores humanos. Por isso, é importante oferecer treinamentos específicos que abordem questões como segurança, higiene e autonomia, com o objetivo de capacitar, atualizar e preparar toda a equipe para lidar com todas as situações.

Com mais de 15 anos de experiência no mercado da Tecnologia da Informação (TI), inovadora e especializada em soluções de gestão de ativos e serviços, utilizando as tecnologias da indústria 4.0 a Maxinst pode mudar sua empresa.

Quer saber mais sobre como a Maxinst pode ajudar na manutenção em tempos de crise na em sua empresa? Entre em contato conosco e acompanhe nossas mídias sociais.