Melhorias com implantação de RPA
Há diversos ganhos potenciais com a automação proporcionada pelo RPA. Um dos mais importantes é a liberação de colaboradores da realização de tarefas repetitivas e que consomem tempo. Desse modo, podem concentrar atenção e esforços em ações de maior valor estratégico ou funcional, impulsionando assim melhores métricas para os negócios.
Um aumento no engajamento de colaboradores também pode ser obtido com a aplicação de RPA, uma vez que, ao focar em tarefas de maior valor, percebem a qualidade do tempo investido e a obtenção de melhores resultados.
Podemos ainda listar outros benefícios imediatos:
Otimiza tempo de produção – Cria, testa e entrega novas automações em pouco tempo.
Reduz possibilidade de erro humano – Elimina erros ocasionados por ações repetitivas de copiar e colar.
Aumento de produtividade – Cumpre tarefas automáticas em segundos ou minutos, poupando tempo.
Satisfação do cliente – Redução de erros manuais, aumentando velocidade de serviços e atendimento de demandas.
Compliance – Reduz contato humano com dados sigilosos ou vitais, reduzindo possibilidade de fraudes.
Automação é estratégica
As possibilidades de uso de RPA são abrangentes, uma vez que essa automação pode atender variados
segmentos. Em geral, lida com áreas que contam com atividades repetitivas, de caráter operacional e que não necessitem de tomadas de decisão. Processos onde pré-checagem, verificação e validação de dados são vitais são considerados como um dos pontos de maior necessidade de RPA.
Essa automação e ganho em tarefas pode ser voltada também para lidar com grande volume de inserção ou transferência de dados – eletrônicos ou manuais – para diferentes plataformas. Processos padronizados relativos à atividades de rotina, disparo de respostas e gestão de relatório também fazem parte do escopo de atuação de RPA.
Com todas essas possibilidades de otimização de trabalho, o uso de RPA é considerado como uma vantagem competitiva estratégica para as organizações. Ao realocar colaboradores para atender demandas que requerem maior atenção, potencializa performance em ambiente de trabalho e garante maior qualidade de vida – afinal, a realização de tarefas repetitivas consome muita energia e tempo. Além disso, implantar RPA pode proporcionar um ROI (retorno de investimento) em um prazo entre 6 e 9 meses, conforme apontam especialistas.
Ciente de que o futuro está na automação, a Maxinst conta com soluções inteligentes em RPA, alinhadas com as principais necessidades corporativas. Entre em contato com nossos consultores para saber como podemos ajudar a reduzir custos e aumentar a produtividade em sua empresa.