O que é cloud computing?
Cloud computing, ou computação em nuvem em português, é uma tecnologia que permite unir hardware e software, tornando os dados acessíveis por diferentes dispositivos. Ela faz parte da infraestrutura tecnológica da empresa e substitui a necessidade de arquivos de papel ou preenchimento de planilhas de dados.
Com a computação em nuvem, procedimentos da indústria são registrados, assim como suas potenciais falhas e histórico de funcionamento. Esse sistema gera uma conectividade entre diferentes setores da empresa e permite que os dados sejam analisados para novos investimentos ou até para manutenção do sistema.
Outras possibilidades são o desenvolvimento de inteligência artificial e machine learning, dois recursos interessantes para a área industrial.
Como utilizar o sistema para manutenção?
Uma das facetas interessantes em que a cloud computing pode ser utilizada é a manutenção de ativos, processo que pode ser aprimorado pelas tecnologias de indústria 4.0. Isso porque a computação em núvem é uma forma segura de armazenar informações que podem ser transformadoras na gestão de sua empresa.
Através de plataformas em cloud é possível coletar, consultar e enviar informações sobre os ativos com facilidade, bem como o histórico de manutenção. Dessa forma, estar ciente do estado e do funcionamento dos dispositivos e maquinário fica mais simples e prático!
Essa tecnologia também permite automatizar os processos de forma mais eficiente e assertiva, uma vez que informações sobre o funcionamento de ativos, o estoque de peças, entre outras, estão a disposição em diferentes dispositivos e a qualquer momento.
Algumas das vantagens de utilizar a computação em nuvem na manutenção de ativos de sua empresa são:
- agilidade na tomada de decisões;
- redução do custo de manutenção, evitando materiais sobressalentes;
- redução dos custos de armazenamento;
- conservação de peças e materiais.
Além disso, com o armazenamento de dados, as manutenções preventivas de equipamentos podem ser feitas com mais clareza e sem desperdícios.
Já se tratando da gestão de pessoas, a cloud computing pode ajudar a montar novos planos de trabalho, que evitem que alguns setores fiquem sobrecarregados ou que o fluxo de produção esteja atrasado.
Os sistemas da indústria 4.0 ajudam a otimizar as empresas, evitando que a dificuldade de acesso a dados e processos seja perdida em meio a cadeias de produção complexas. Aderindo à tecnologia cloud computing e digitalizando o procedimento, a manutenção industrial se torna mais direcionada e mais eficiente.
Saiba mais sobre a manutenção industrial na indústria 4.0 e como trazer novos parâmetros de tecnologia para sua empresa!