Blog

Cloud Computing na indústria: O que é e como utilizar na sua manutenção

As ferramentas de cloud computing ajudam diversas empresas de diferentes segmentos a otimizarem seus trabalhos e organizarem processos. Parte da indústria 4.0, essa tecnologia vem trazendo diversas inovações em variadas áreas, até mesmo na manutenção de ativos!

Para que tudo na indústria esteja funcionando em uma cadeia produtiva e eficiente, é importante que a tecnologia esteja atuando a favor de gestores e colaboradores. Assim, você tem controle de armazenamento de dados, comunicação interna e externa, transmissão, softwares e pode até fazer projeções de novos negócios. Tudo isso podendo ser acessado a qualquer momento, não importa onde você esteja, e sem gastos com servidores de dados.

Para indústrias de menor e de maior porte, ter controle moderno de manutenção de ativos ajuda a otimizar os negócios, evitar riscos e criar novas oportunidades. Isso porque graças às tecnologias de análise de dados e projeções de custos que um serviço de cloud computing pode trazer.

Para saber mais sobre essa tecnologia e como ela é utilizada na manutenção de ativos, é só continuar a leitura!

O que é cloud computing?

Cloud computing, ou computação em nuvem em português, é uma tecnologia que permite unir hardware e software, tornando os dados acessíveis por diferentes dispositivos. Ela faz parte da infraestrutura tecnológica da empresa e substitui a necessidade de arquivos de papel ou preenchimento de planilhas de dados.

Com a computação em nuvem, procedimentos da indústria são registrados, assim como suas potenciais falhas e histórico de funcionamento. Esse sistema gera uma conectividade entre diferentes setores da empresa e permite que os dados sejam analisados para novos investimentos ou até para manutenção do sistema.

Outras possibilidades são o desenvolvimento de inteligência artificial e machine learning, dois recursos interessantes para a área industrial.

Como utilizar o sistema para manutenção?

Uma das facetas interessantes em que a cloud computing pode ser utilizada é a manutenção de ativos, processo que pode ser aprimorado pelas tecnologias de indústria 4.0. Isso porque a computação em núvem é uma forma segura de armazenar informações que podem ser transformadoras na gestão de sua empresa.

Através de plataformas em cloud é possível coletar, consultar e enviar informações sobre os ativos com facilidade, bem como o histórico de manutenção. Dessa forma, estar ciente do estado e do funcionamento dos dispositivos e maquinário fica mais simples e prático!

Essa tecnologia também permite automatizar os processos de forma mais eficiente e assertiva, uma vez que informações sobre o funcionamento de ativos, o estoque de peças, entre outras, estão a disposição em diferentes dispositivos e a qualquer momento.

Algumas das vantagens de utilizar a computação em nuvem na manutenção de ativos de sua empresa são:

  • agilidade na tomada de decisões;
  • redução do custo de manutenção, evitando materiais sobressalentes;
  • redução dos custos de armazenamento;
  • conservação de peças e materiais.

Além disso, com o armazenamento de dados, as manutenções preventivas de equipamentos podem ser feitas com mais clareza e sem desperdícios.

Já se tratando da gestão de pessoas, a cloud computing pode ajudar a montar novos planos de trabalho, que evitem que alguns setores fiquem sobrecarregados ou que o fluxo de produção esteja atrasado.

Os sistemas da indústria 4.0 ajudam a otimizar as empresas, evitando que a dificuldade de acesso a dados e processos seja perdida em meio a cadeias de produção complexas. Aderindo à tecnologia cloud computing e digitalizando o procedimento, a manutenção industrial se torna mais direcionada e mais eficiente.

Saiba mais sobre a manutenção industrial na indústria 4.0 e como trazer novos parâmetros de tecnologia para sua empresa!