Blog

Como capacitar profissionais para gerir ativos na Indústria 4.0

Não restam dúvidas sobre a capacidade da tecnologia de elevar o nível de maturidade da gestão de ativos em empresas. Esse potencial é multiplicado quando entram em cena as possibilidades da indústria 4.0 e da computação cognitiva. Recursos como a Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Realidade Virtual (VR), Aumentada (AR) e Mista (MR) elevam a tomada de decisão a um nível superior.

Ainda que os recursos sejam transformadores, é impossível colher resultados sem que a equipe esteja apta a explorar essas possibilidades ao máximo. A realidade é que é difícil encontrar profissionais totalmente preparados para essa nova era. Nos últimos anos, surgiram especializações na área e um bom volume de material para estudo online, mas o Brasil ainda engatinha nesse sentido em comparação a outros países como a Alemanha.

Assim, a transformação digital em empresas não pode se encerrar na adoção de softwares e hardwares atualizados. É necessário promover a atualização da equipe.

A gestão de ativos na Indústria 4.0

Gerir e realizar a manutenção de ativos com a ajuda de sensores e sistemas embarcados significa contar com o poder da integração de dados. Os sistemas de realidade aumentada, big data, blockchain, BIM e analytics geram informações que são centralizadas em uma única plataforma. Assim, é possível ter uma perspectiva completa da operação, que gera insights cognitivos valiosos para indústrias de todos os setores.

No nosso blog, temos vários conteúdos que explicam como essas tecnologias se aplicam à gestão de ativos.

 

Capacitando a equipe

Quando o foco das empresas não é desenvolver tecnologias para a indústria 4.0 – como é o caso do setor de energia, transportes e telecomunicações, por exemplo – não é necessário contar com especialistas no assunto internamente. Uma capacitação voltada para a real necessidade da equipe, no entanto, é fundamental para que a tecnologia adotada seja utilizada em sua plena função.

Contar com a expertise dos fornecedores é uma estratégia possível. A Maxinst, por exemplo, como parceira IBM, promove estudos e treinamentos para capacitar e certificar a equipe interna. Assim, os prestadores de serviços estão sempre alinhados às novidades do mercado.

O serviço de suporte também é ferramenta importante, principalmente para adaptar a equipe de uma empresa que contrata uma tecnologia como essa. A Maxinst oferece pacotes de franquias que se adaptam a diferentes necessidades. Empresas com infraestruturas menos complexas podem contar com uma franquia de 20h semanais, enquanto aquelas que correm riscos graves com a indisponibilidade têm a opção do suporte 24/7.

Ao implementar a tecnologia, a Maxinst oferece um treinamento para equipe de TI do contratante. Com a estratégia adequada, essa área pode se transformar em propagadora do conhecimento. Por fim, há o modelo de operação assistida. A partir do go live, o cliente é acompanhado pela Maxinst por um período de até três meses.

 

Conhecimento para se destacar como profissional

Do ponto de vista de quem é parte da equipe, especializar-se em assuntos relacionados à indústria 4.0 por conta própria é uma forma de se destacar dentro da empresa. Para isso, o profissional precisa ter um perfil curioso, buscar cases e soluções, levar essas pautas para discussão interna.

A sugestão de buscar conhecimento junto aos fabricantes de hardware de software também vale aqui. Empresas assim podem ajudar com um projeto de mapeamento e sugerir melhorias. Entender as possibilidades da indústria 4.0 é o primeiro passo para identificar oportunidades de otimizar processos, aumentar a operação, reduzir custos.

 

Indicações de cursos e conteúdos

Senai 4.0

Além da consultoria para empresas, o Senai 4.0 oferece cursos presenciais para educação profissional em vários níveis – da iniciação à pós graduação. Há também a opção de microlearning, com atividades voltadas para aprendizagem a curto prazo.

 

Fundação Vanzolini

Instituição ligada à USP, a Fundação Vanzolini também oferece curso presencial de atualização no assunto. A escola fica em São Paulo.

 

Certificações IBM

Uma alternativa para quem não pode se dedicar a um curso presencial são as certificações oferecidas pela IBM. Qualquer pessoa pode se cadastrar e assistir às aulas online, realizando um teste no final que garante uma badge – uma espécie de reconhecimento online de que o conteúdo foi assimilado.

 

Para transformar a badge em uma certificação, porém, é necessário realizar o teste presencialmente em um órgão certificador habilitado. Em São Paulo, a Impacta realiza esse tipo de serviço.