Blog

Como evitar desperdícios na manutenção?

Desperdícios nunca são bem-vindos, né? Por isso é extremamente importante estar atento aos principais desperdícios no setor da manutenção industrial, e principalmente quanto às melhores maneiras de evitar que esse desperdício aconteça. Veja nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre como evitar desperdícios na manutenção.

Como evitar desperdícios na manutenção?

O desperdício é algo extremamente comum independente do setor e do segmento do negócio, no setor da manutenção industrial não poderia ser diferente.

No entanto, todo desperdício está associado a perda de tempo, custo financeiro, impacto na produtividade, e outros problemas, por esse motivo é muito importante falar sobre como é possível evitar desperdícios na manutenção.

Minimizar os prejuízos causados pelo desperdício é o grande objetivo de gestores e funcionários das empresas, veja quais os principais desperdícios encontrados no setor industrial e como eles podem ser evitados:

Tempo

Todo mundo já ouviu aquele ditado de que tempo é dinheiro, né? No caso do dia a dia empresarial o tempo está atrelado a muito mais do que dinheiro, isso porque o tempo é extremamente limitado e irrecuperável. Dessa forma, durante a realização da manutenção de máquinas e equipamentos é importante que o menor tempo seja utilizado. Mas como? 

Nesse cenário, é importante contar com planejamentos de manutenção para evitar falhas repentinas e com softwares especializados na coleta e armazenamento de dados que serão grandes aliados na tomada de decisões futuras.

Retrabalho

A baixa qualidade na realização dos serviços é a principal causa do retrabalho, que em poucas palavras é quando há a necessidade de refazer um trabalho que já foi feito.

Antes de mais nada é importante identificar a origem do retrabalho, basicamente ele pode estar acontecendo de forma recorrente, por conta do despreparo ligado a falta de qualificação ou a falta de equipamentos técnicos para executar a tarefa necessária. 

Para evitar que a manutenção seja refeita com frequência, é extremamente importante investir na profissionalização dos funcionários e em todos os equipamentos necessários para a realização da manutenção. 

Além disso, é fundamental possuir um planejamento de acordo com os objetivos e necessidades da empresa, dessa forma a manutenção poderá ser realizada de forma otimizada sem atrapalhar a funcionalidade e produtividade industrial.

Movimentação

Há dois tipos de movimentação, a movimentação necessária e a movimentação desnecessária. 

A movimentação necessária refere-se aos deslocamentos planejados, por exemplo, para realizar uma manutenção em uma máquina específica o funcionário sabe que precisa movimentar-se até o almoxarifado para buscar as peças necessárias.

Já a movimentação desnecessária está associada à necessidade de realizar ações repentinas, por exemplo, como a busca por uma informação que está faltando na documentação técnica.

Quando o assunto é evitar desperdícios e perda de tempo com movimentação, é fundamental investir em ferramentas de uso individual, na atualização dos documentos técnicos e principalmente na otimização de rotas de manutenção.

A Maxinst

Com mais de 15 anos de experiência no mercado da Tecnologia da Informação (TI), inovadora e especializada, utilizando as tecnologias da indústria 4.0 a Maxinst pode mudar sua empresa.

Quer saber mais sobre como evitar grandes desperdícios no setor da manutenção industrial? Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e acompanhe nossas ​mídias sociais​.

 

Post relacionados

Como saber qual é o melhor momento para fazer a manutenção dos seus ativos?

Entenda qual é o momento ideal para que a manutenção de ativos seja realizada LER MAIS