A tecnologia do IBM® Maximo é ainda utilizada como núcleo do Maxinst EAM, plataforma de gestão de ativos que é ofertada como SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço). Essa solução integra todas as áreas da organização com as tecnologias da indústria 4.0, proporcionando maior confiabilidade em gestão de ativos. A plataforma em nuvem segura e exclusiva da Maxinst pode ser utilizada para:
Fornecer dados para a elaboração de uma estratégia de manutenção com ações preventivas e preditivas.
Análise de Risco e Matriz de Risco
Detalhar hierarquias dos componentes de ativos
Analisar causa raiz de problemas ou incidentes
Integração entre sistemas de gestão de ativos
A integração do IBM® Maximo com outros sistemas – também conhecida como MIF (Maximo Integration Framework) – possui uma suite de produtos prontos para uma efetiva ação em conjunto. Essa ação contempla ERPs, legados, sensores e planilhas, entregando o que há de mais avançado em termos de sistemas integrados. Ao ser integrado ao IBM® Watson IoT Platform, essa plataforma pode fornecer uma série de insights cognitivos e uma ampla perspectiva de ativos.
Além de ERPs, a integração do Maxinst EAM também contempla sistemas supervisórios e externos, além da tecnologia BIM (Building Information Model). Essa solução para gestão de ativos é plenamente operacional para uso integrado com as tecnologias da indústria 4.0, como IoT, Blockchain, Big Data, Analytics e Inteligência Artificial.
Essa solução em gestão de ativos conta ainda com o Maxinst Field Services, aplicativo para mobilidade, voltado para trabalhadores do campo, e Maxinst UX, que possibilita melhorar a experiência do cliente com a Maxinst.
Melhores práticas em gestão de ativos
Buscando sempre aprimorar a eficiência em desempenho, as soluções da Maxinst são alinhadas com diversas normas técnicas. A atenção e cumprimento dessas normatizações evidencia uma aderência aos padrões, melhores práticas, políticas e processos da gestão de ativos empresariais, buscando qualidade e excelência constantes. Entre essas normas estão a ISO 55000 e PAS 55.
A ISO 55000 é uma norma internacional que fornece visão geral sobre os sistemas de gestão de ativos, equilibrando desempenho e riscos. A conformidade com essa norma assegura que a empresa preza pelos requisitos legais, regulamentares e estatutários, reforçando a credibilidade de seu modelo de negócio.
Já a PAS 55 é pioneira nas discussões em nível mundial sobre gestão de ativos. Esse documento, organizado em 28 pontos, conta com especificações internacionais para gerenciamento de todos os tipos de ativos físicos das empresas.
Tecnologia líder no quadrante mágico do Gartner
Outro ponto forte a destacar nas soluções ofertadas pela Maxinst é a utilização da tecnologia IBM, nomeada como Líder no quadrante mágico do Gartner nos últimos 20 anos. Essa classificação reforça a excelência da tecnologia empregada nas plataformas, pois é utilizada para apontar qualidades e possíveis falhas das empresas mais significativas em Transformação Digital.
Para melhor compreender a importância dessa classificação, é preciso ter em mente as divisões do quadrante mágico e suas especificações:
Líderes – empresas que possuem melhor visão de mercado em seu segmento, apresentando condições efetivas de lidar com os desafios da indústria 4.0.
Desafiadores – organizações que possuem capacidade de execução plena, mas não atendem demandas em alta escala.
Visionários – pesquisa e desenvolvimento são os destaques dessas empresas, que ainda não contam com tecnologia para execução.
Concorrentes de Nicho – focam em determinadas características de um mercado.
A constante classificação como Líder reforça a excelência da tecnologia empregada nas soluções da Maxinst. Viabilizar tomadas de decisão inteligentes resulta em um efetivo retorno sobre investimento (ROI), assegurando sustentabilidade para as melhores práticas em gestão de ativos.
Quer saber mais sobre como a Maxinst pode colaborar com a jornada de Transformação Digital da sua organização? Entre em contato.