Blog

DevOps: cultura da transformação e Infraestrutura ágil

Qualquer que seja o ramo, empresas hoje precisam de softwares para o desenvolvimento de produtos, para gerar negócios, inovar, fazer a gestão de seus ativos. Na indústria automotiva, por exemplo, os softwares respondem por quase 80% das inovações feitas em veículos. E elas são contínuas. A necessidade por respostas mais rápidas exigidas pelo mercado e processos mais ágeis criou também a necessidade por um conceito, processo e uma cultura de transformação chamada DevOps.

DevOps nasceu como uma forma de integrar os desenvolvedores e os operadores de software, com regras e metodologias que ambas as áreas deveriam seguir para agilizar a produção de software. Mas DevOps ganhou corpo e arrebatou toda a empresa. Transformou-se numa cultura, numa operação conjunta, pois para dar respostas rápidas ao mercado é preciso envolver mais áreas além da TI. DevOps tornou-se, portanto, um processo transformador.

Adotar essas práticas significa ganhar muito em agilidade de resposta, algo imprescindível nos competitivos dias de hoje. E elas têm sido adotadas em escala cada vez maior, como se pode ver nesse levantamento:

Desenvolvimento começou a adotar as boas práticas e as entregas de atualizações passaram a ser cada vez mais frequentes, pequenas adaptações feitas em pequenos pacotes, com deploy feito sem derrubar o sistema principal. São modificações realizadas com o avião em pleno voo. Na Amazon, há um deploy a cada 11,6 segundos. Na Netflix, uma centena por dia. Já imaginou? Somente uma equipe rápida e preparada para testar e implementar pode dar conta, uma equipe de Operações azeitada, trabalhando rumo a uma Infraestrutura Ágil.

Infraestrutura Ágil (ou infraestrutura como código) adota uma abordagem prática para a modernização de Operações, de forma a otimizar tempo e custos. Estamos falando em deixar a operação mais automatizada possível, de forma a garantir que os deploys sejam feitos de forma rápida e acertadamente.

Infraestrutura como código é uma forma de construir e gerenciar a área de Operações  da mesma maneira que ocorre na área de Desenvolvimento de Software, seguindo o mesmo fluxo:

CÓDIGO > VERSIONAR > TESTAR > ENTREGAR

A diferença aqui é que, para a Infraestrutura, o código significa arquivos, configurações, pacotes ou serviços que precisam ser configurados, testados e depois colocados para rodar.

Infraestrutura Ágil é um conceito recente e está ganhando adesão. Significa gastar menos tempo no gerenciamento e mais tempo em Inovação. Quer saber mais, é só falar com um de nossos especialistas. Vamos avançar juntos!