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Gerência e Segurança de TI: os desafios que vêm por aí

Houve um tempo que que os desafios da TI se resumiam a hardware, software e serviços. Hoje, as tecnologias são tantas, em inúmeras frentes de trabalho, que fica difícil estabelecer até mesmo os desafios! O que vem por aí, para 2019 e 2020?

Bem, a lista é grande (Cloud Computing, Inteligência Artificial etc), mas vamos ficar em apenas dois itens, fundamentais e urgentes: a automação de tarefas e a segurança de dados.

LGPD

Segurança de Dados, é preciso dizer, leva um carimbo de “urgente” porque a LGPD – Lei Geral de Proteção a Dados entrou em vigor em agosto de 2020, introduzindo mudanças significativas no dia a dia das empresas.  Qualquer empresa (e não apenas aquelas da economia digital) que colete, administre, divulgue ou armazene dados pessoais (dados que levem à identificação de uma pessoa) deve seguir os ditames da lei.

Pela LGPD, empresas devem fornecer, retificar ou eliminar os dados, caso seu titular requisite. Se requisitado, devem excluir os dados após o encerramento da relação entre o cliente e empresa.

As empresas também devem adotar medidas de segurança que garantam a proteção dos dados pessoais e devem comunicar situações acidentais ou ilícitas. A lei prevê o DPO – Data Protection Officer: a empresa deve nomear uma pessoa encarregada da proteção de dados.

A lei é extensa, há muito a ser feito. Na sua empresa, onde estão armazenados dados pessoais? Quem tem acesso?  Será preciso mascarar os dados, de forma a aproveitar a informação que se tem para insights sem comprometer a confidencialidade exigida pela nova lei? Enfim, empresas precisam se adequar para não correr riscos de eventuais multas, que podem chegar a 50 milhões de reais.

ESM

Na gerência de TI, várias novidades têm surgido para facilitar rotinas e processos. Soluções de Entreprise Service Manager atendem qualquer área, não apenas a TI, ao viabilizar portais de autoatendimento. Assim, é possível automatizar a abertura de pedidos de férias, de compra de suprimentos, aprovação de prestação de contas, solicitações para reservar uma sala e, claro, proporcionar um atendimento help desk rápido e eficiente.

A automação de tarefas reduz custos e agiliza os trabalhos. Por isso, várias empresas estão adotando soluções ESM, tornando-se mais ágeis e competitivas. Você não pode ficar para trás!

Transforme sua empresa

Uma das melhores ferramentas de Entreprise Service Manager do mercado é o IBM Control Desk.

O IBM Control Desk centraliza as atividades de gestão relacionadas a entrega de serviços (aplicações, infraestrutura, e-mail, telefonia etc.), gestão de ativos de TI, dos serviços e ativos corporativos de outras áreas e dos serviços em nuvem ou em ambientes híbridos.

O IBM Control Desk pode ser turbinado com a associação ao IBM RPA (robotic process automation) e, nesse cado, você pode contar com:

  • Roteamento automático de tarefas entre departamentos.
  • Recursos de machine learning.
  • Melhoria na experiência do usuário e facilidade de auto-atendimento.
  • Aumento da satisfação dos usuários, com a solução rápida de problemas.
  • Automação e orquestração dos processos em uma única plataforma.
  • Aplicativo mobile, para facilitar o acesso dos usuários.
  • Parametrização de aplicações de negócio de forma rápida.

Enfim, há um mundo a ser feito. Conte com os especialistas Maxinst para traçar as suas novas estratégias de segurança!