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Gestão de ativos: erros comuns que podem comprometer sua empresa

A gestão de ativos de um negócio é um trabalho coordenado de uma organização para gerar valor com seus ativos por meio da maximização da eficiência dos seus equipamentos e processos. Mas, para isso, esses processos precisam ser bem construídos e constantemente atualizados. E nem sempre essa prática é realizada.

Muitas vezes o que se vê é a ausência de processos de trabalho: eles são desatualizados ou falta a padronização de demandas. Sem isso, toda a gestão dos ativos fica comprometida e impossibilita a adoção de novas metodologias.

Neste artigo, apresentamos alguns destes erros mais comuns, como identificá-los e corrigi-los para desenvolver uma gestão de ativos eficiente e confiável.

Pequenos detalhes podem fazer grande diferença

Se você imagina que o controle dos seus ativos é feito mantendo uma longa lista de métricas a serem monitoradas no dia a dia, você pode estar pulando etapas importantes. Às vezes, práticas simples podem comprometer seu patrimônio e a rotina do seu negócio se forem ignoradas. Por exemplo, ativos sem cadastro ou mesmo com cadastros incompletos podem gerar erros.

Imagine a situação: você possui uma máquina com funcionamento perfeito e com monitoramento em dia. Eventualmente, uma ordem de serviço para uma manutenção preventiva é gerada. Você programa a data e hora para interromper o funcionamento e realizar o processo, mas, ao verificar a necessidade de troca de um rolamento, por exemplo, seu técnico descobre que não tem essa peça sobressalente no seu almoxarifado.

Se a equipe de manutenção tivesse uma ficha com toda a informação dessa máquina, poderia prever a possibilidade dessa troca e antecipar uma solução, sem interromper o fluxo de trabalho desnecessariamente.

Até mesmo uma informação simples do contrato de venda do distribuidor pode fazer a diferença. Assim, é importante observar se determinado ativo ainda está na garantia, e integrar a área de compras e controle do patrimônio à de manutenção. Um problema que poderia ter assistência autorizada e gratuita do seu distribuidor pode acabar sendo feito internamente, aumentando seu custo, violando a garantia e gerando um efeito em cadeia que termina em prejuízo para a empresa.

 

Planejamento resulta em prevenção

Agora imagine uma empresa que realizou um cuidadoso processo de pesquisa e montou uma linha de produção de ponta, com equipamentos de alta tecnologia. E, então, decidiu confiar na eficiência desses ativos e menosprezou o trabalho de monitoramento. Eventualmente um pequeno problema ocorre e uma ordem de serviço de reparos é prontamente demandada, mantendo o funcionamento pleno.

Mas a empresa não tem controle da frequência que essa rotina de manutenção corretiva acontece. Ela nem mesmo sabe como ou se deveria montar um calendário de vistorias preventivas. Isso compromete completamente a gestão de ativos e a estratégia do seu negócio, aumentando os custos da mesma maneira.

Manter um relatório detalhado de análises de falhas, sempre registrando o diagnóstico, com os sintomas identificados, as causas e o reparo realizado, ajuda o gestor a construir o melhor plano de monitoramento e intervenção da base de ativos.

 

Diagnósticos e processos na prática

Se você chegou até aqui, entendeu que esse trabalho é extremamente importante e também exige um planejamento de recursos preciosos. Você até pretende adotá-lo, mas, no cálculo de tempo, força de trabalho e recursos necessários, isso parece impraticável? Calma, você não precisa fazer tudo isso manualmente.

Implantar uma plataforma de gestão de ativos moderna e adaptável ao seu negócio é possível, e pode fazer boa parte do processo que descrevemos aqui. Hoje o mercado já conta com empresas especializadas em sistemas completamente adaptáveis para seu modelo de negócios, como explica o consultor técnico da Maxinst, Newanderson Gomes Miranda.

“Em uma montadora de carros, por exemplo, uma parada de alguns minutos para manutenção interrompe todo a linha de produção, e são inúmeros carros que são deixados de produzir naquela janela de tempo. Já em uma usina hidrelétrica é diferente: se uma turbina para, há uma reserva que é ativada, e a manutenção pode levar meses para acontecer completamente. Mas, independentemente do modelo de negócio, se ambas não têm processos de trabalho e controle, a base de ativos fica comprometida”.

Além das vantagens de ser adaptável, rápido, eficiente e confiável, um sistema cobre o processo de ponta a ponta: planejamento, aquisição, implantação, sustentação e suporte. Se você tiver uma prestadora especializada deste serviço, conta ainda com melhorias e acompanhamento de sucesso dos seus processos, como o realizado pela Maxinst.

Se deseja conhecer melhor esse serviço, veja como nossa consultoria especializada pode transformar seu negócio e solicite um contato com nossa equipe de técnicos.