A humanização na saúde é um conceito que trabalha questões éticas, profissionais e interpessoais nos relacionamentos entre médicos e pacientes.
Adotar essa postura significa olhar para o indivíduo de maneira diferenciada, e atuar não somente como um profissional de saúde, mas como outro ser humano, que oferece acolhimento e compreensão para sua situação médica.
O conceito é discutido há muitos anos na área da saúde, mas já é reconhecido, e adotado, por inúmeros órgãos oficiais.
Desde 1999, o Ministério da Saúde investe no Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), com o intuito de difundir ainda mais essas práticas de atendimento flexível.
Quais são os objetivos da humanização na saúde
Os principais objetivos da humanização na saúde são melhorar a qualidade dos serviços e tratamentos oferecidos à comunidade, potencializando as chances de cura do paciente.
Uma abordagem acolhedora entre profissionais permite que o indivíduo se sinta mais confortável, o que aumenta a eficiência do tratamento das suas condições.
Enquanto isso, adotar posturas mais humanizadas também é capaz de melhorar o ambiente de trabalho para médicos, enfermeiros, auxiliares e todos os tipos de colaboradores.
Além disso, a humanização na saúde também busca incentivar uma comunicação mais transparente em atendimentos médicos, de modo a acompanhar as necessidades sociais e melhorar, cada vez mais, a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Como funciona um atendimento humanizado
Na prática, um atendimento humanizado pode funcionar em diferentes camadas.
A princípio, de forma mais superficial, ele busca superar barreiras éticas e formais, aproximando o profissional do paciente em seu relacionamento durante as consultas.
No entanto, as camadas de impacto da humanização na saúde também podem alcançar níveis mais profundos.
Por exemplo, permitindo adaptar certas regras em prol de uma compreensão completa da situação do indivíduo, para oferecer um tratamento mais assertivo e eficiente para suas condições.
Além disso, o atendimento humanizado também se estende para familiares do paciente, onde o profissional entende as circunstâncias enfrentadas e se dispõe de maneira complacente e cooperativa.
Quais são as vantagens da humanização na saúde
Incentivar as práticas de humanização na saúde podem proporcionar uma série de vantagens para o profissional e para os pacientes. Veja alguns dos principais:
Maior eficácia no tratamento
A eficácia do tratamento está diretamente relacionada ao conforto e acolhimento do paciente.
Por esse motivo, os atendimentos humanizados permitem soluções mais assertivas e processos de cura mais eficientes.
Maior satisfação do paciente
Além disso, ao se sentir respeitado e compreendido, o paciente tende a sentir-se mais satisfeito com o serviço de saúde.
Isso não apenas melhora os resultados do seu tratamento, como também permite que ele tenha uma experiência mais positiva.
Maior confiabilidade
Em muitos casos, o profissional deve incentivar a confiança do paciente, para poder realizar diagnósticos mais precisos e completos.
A humanização na saúde possibilita a manutenção dessa relação de confiabilidade, proporcionando resultados mais positivos para o médico e para o indivíduo atendido.
Fidelização dos pacientes
Em termos práticos, se o paciente se sente acolhido e bem-vindo, aumentam as chances dele retornar no futuro.
Assim, atendimentos humanizados também colaboram para a fidelização de clientes em clínicas e centros de saúde.
Trabalha a ética profissional
Ainda, é importante ressaltar que a humanização na saúde também trabalha a ética profissional.
Não são incomuns casos onde pacientes denunciam atendimentos abusivos de médicos e auxiliares.
Por esse motivo, incentivar uma postura mais humanizada e compreensiva no ambiente de saúde é essencial para reduzir essas situações e trabalhar a ética profissional de maneira adequada.
Atendimento humanizado x atendimento tradicional
Muitos profissionais ainda se atêm a um atendimento mais tradicional. Embora não sejam necessariamente indelicados, em muitos casos essa postura pode ser prejudicial ao paciente.
Por exemplo, ao seguir estritamente regras e protocolos, o médico deixa de agir de forma humanizada e de enxergar o paciente como indivíduo, com suas próprias vivências e dificuldades.
Nesse caso, o atendimento como um todo pode ser prejudicado. Assim, pode ser interessante flexibilizar o atendimento tradicional, mais frio e impessoal, com práticas humanizadas.
Onde a humanização na saúde pode ser aplicada
Ainda, um dos pontos positivos da humanização na saúde é a sua aplicação flexível, em diferentes níveis e segmentos. Veja onde essas práticas podem oferecer impacto significativo:
Relacionamento com o paciente e seus familiares
Ter uma postura humanizada permite ao profissional melhorar seu relacionamento com o paciente e seus familiares.
Essas mudanças podem ocorrer desde a forma de tratamento, mais próxima, compreensiva e informal, até a flexibilização de protocolos para auxiliar o indivíduo a obter o melhor tratamento possível.
A humanização na saúde pode impactar, sobretudo, os relacionamentos construídos entre médicos e seus pacientes.
Ambiente físico
Além disso, as práticas humanizadas também refletem no ambiente físico, por meio de atitudes mais gentis, amistosas e fraternas.
Outro ponto importante que ajuda na contribuição da humanização da saúde é desenvolver um ambiente acolhedor e inclusivo para o paciente e que tenha correlação com sua área de atuação.
Desta maneira, é possível fazer com que ele se sinta mais confortável, tornando a experiência muito melhor do que uma sala de hospital, por exemplo.
Como aplicar a humanização na saúde
Finalmente, depois de entender a importância da humanização na saúde, existem algumas sugestões para aplicar essas práticas no dia a dia:
Capacite sua equipe
Os atendimentos humanizados dependem quase que integralmente dos profissionais que compõem uma equipe.
Por isso, é fundamental oferecer capacitações e treinamentos que permitam desenvolver posturas mais compreensivas e humanizadas ao se relacionar com os pacientes e com o restante da equipe.
Tenha uma comunicação assertiva
Além disso, a comunicação assertiva é a chave para atendimentos de saúde mais humanizados.
É importante se atentar não apenas para o que se diz, mas como se diz. Uma escolha de palavras mais positivas e não-violentas pode melhorar o ambiente e incentivar relações mais compreensivas.
Invista em uma infraestrutura adequada
A estrutura de atendimento também é fundamental para permitir a humanização na saúde.
O paciente deve se sentir acolhido por todos os elementos, e não somente pelo profissional. Assim, é importante investir em uma infraestrutura adequada, que ofereça todas as ferramentas de apoio ao paciente, sejam em questões médicas ou sociais.
Facilite o acesso à informação para os pacientes e seus familiares
Na prática, a falta de informações acessíveis pode prejudicar um relacionamento humanizado entre pacientes e médicos.
Por isso, facilitar o acesso a esses dados, como situação do paciente, etapa do procedimento e outras informações, pode ajudar a tornar o atendimento mais humano.
Invista em tecnologia
De forma geral, inúmeras mudanças para aplicar a humanização na saúde dependem de uma estrutura eficiente, que pode ser alcançada com investimentos em tecnologia.
Desde informar familiares, trazer informações mais acessíveis ou mesmo agilizar o atendimento. Enfim, tudo é possível com sistemas automatizados e plataformas mais modernas nos centros de saúde.
Utilize uma linguagem adequada com o paciente
Embora a relação entre médico e paciente seja profissional, é preciso adequar a linguagem de contato para ter uma experiência mais humana.
Por exemplo, se o paciente não entender tão bem os termos médicos ou precisar de atendimento especial, o médico deve adaptar sua linguagem e postura. Isso significa oferecer um serviço humanizado.
Escute seus pacientes
Por fim, a humanização na saúde considera os pacientes como indivíduos e seres humanos, que possuem suas dificuldades, dúvidas e receios.
Assim, é importante que os profissionais escutem seus pacientes, entendam suas necessidades e se adequem a elas.
Desse modo, poderão oferecer atendimentos verdadeiramente humanos, melhorando a qualidade dos serviços prestados e potencializando o processo de cura como um todo.
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