Novo cenário: a Indústria 4.0
O cenário da indústria 4.0 remete a um perfil de produção futurista, com o menor índice de intervenção humana. Através de características como: o monitoramento em tempo real, que permite a captação, o tratamento e o processamento de dados simultâneos, agilizando as tomadas de decisões; a utilização de sensores para o monitoramento dos processos industriais e a interconexão das máquinas.
Mediante a isso, o principal objetivo da indústria 4.0 está na interoperabilidade, visto que os sistemas ocasionam mudança direta na prevenção de falhas e na orientação das conexões.
Conheça o Cloud Computing
Dentro dessas transformações, podemos apontar a computação em nuvem (originada do termo inglês cloud computing), que tornou-se um dos principais pilares do desenvolvimento da Indústria 4.0. Basicamente, o conceito de cloud computing refere-se ao fornecimento de recursos, armazenamento e processamento de dados, e fornece algumas vantagens como: a flexibilidade e a agilidade nas tomadas de decisão e fornecimento de recursos.
O cloud computing fornece servidores, rede, bancos de dados e softwares, que por sua flexibilidade e alta capacidade de processamento, causam mudanças nas infraestruturas físicas que não possuem tanta disponibilidade para os dados. A nova infraestrutura é favorável para o desenvolvimento de aplicativos e softwares por demanda, além da recuperação, análise e armazenamento de dados, realização de backups, transmissões multimídia e geração de projeções de negócio.
As empresas que incluem a computação em nuvem no dia-a-dia industrial passam a dispor de uma infraestrutura, com maior capacidade de armazenamento, análise e processamento de dados, permitindo uma otimização de recursos e melhor aproveitamento do tempo, o que ocasiona grandes resultados.
O cloud computing é propício ao ambiente industrial, integrando a produção e oferecendo suporte para a integração das máquinas, a otimização dos processos e ativos, e principalmente, a flexibilidade, compartilhamento, análise e tratamento de dados em tempo real.
A computação em nuvem traz uma reforma na infraestrutura que permite a conexão para que as informações sejam processadas de forma rápida e eficiente, além disso, ocasiona mudanças e transformações diretas nos processos de aquisição e gestão de tecnologia.
Manutenção preditiva e Cloud Computing: é seguro?
Através do controle e do monitoramento em tempo real, é possível ter acesso a informações importantes para a empresa, que consequentemente diminuem os riscos de perdas, falhas e danos. Dessa forma, a manutenção preditiva auxilia diretamente no crescimento dos resultados operacionais.
Cada dia mais a prática tem se tornado comum. Levando em consideração os benefícios ocasionados pela implementação da computação em nuvem para a manutenção preditiva, ao disponibilizar os dados para a nuvem, as empresas devem estar atentas à convergência de dados, e à segurança da informação.
Os provedores de cloud computing devem oferecer toda a segurança dos dados, através do controle de acessos e identidade, da proteção por criptografia, dos planos e testes de segurança e recuperação, além da atualização frequente das ferramentas de proteção e eliminação de falhas.
Com mais de 15 anos de experiência no mercado da Tecnologia da Informação (TI), inovadora e especializada em manutenção e cloud computing, utilizando as tecnologias da indústria 4.0 a Maxinst pode mudar sua empresa.
Quer saber mais sobre como a Maxinst pode ajudar na implementação da computação em nuvem na sua empresa? Entre em contato conosco e acompanhe nossas mídias sociais.