Blog

Investir na indústria 4.0 é uma solução para superar a crise

O atual momento de crises – tanto do petróleo, que impacta diretamente o setor de energia, quanto da pandemia do coronavírus  – reforça o valor da indústria 4.0 para enfrentamento e superação. Esse é o momento de revisar planejamentos e ações com um foco ainda maior em redução de custo, redução de riscos operacionais e novas estratégias de produção. 

Um dos setores mais impactados com essas crises é o de manutenção industrial. Em um cenário de isolamento social necessário, é preciso avaliar estrategicamente como manter ativos operacionais em funcionamento com mão-de-obra em menor escala, reduzindo custos. Em momentos assim, torna-se ainda mais essencial o investimento em sistemas de gestão de ativos, que permitem acompanhar à distância parâmetros de operação. 

Investimento operacional inteligente 

A identificação de necessidades a serem atendidas pela implementação de sistemas inteligentes de automação é um dos mais importantes indicadores de eficácia da indústria 4.0. Entre as soluções necessárias para o setor industrial nesse momento, podemos listar:

Estabilização de  custos relativos à manutenção, minimizando ações corretivas

Conectividade de dispositivos e sensores em nuvem

Registro de  dados de manutenção em aplicativo para tablet ou smartphone

Controle remoto das condições e operações

Gerenciamento de dados sobre ciclo de vida de ativos

Captação e monitoramento de dados de sensores

Análise de causa raiz

 

Sistemas inteligentes oferecidos pela Maxinst, como IBM Maximo, HSE (Health Safety and Environment), Asset Monitor ou o Maxinst IoT Platform, podem oferecer um leque de soluções necessárias para superar esse momento de crise, auxiliando operações remotas e com efetivo reduzido de colaboradores. Esses sistemas asseguram ainda uma menor exposição de colaboradores a diversos riscos operacionais, colaborando assim para a segurança em ambiente de trabalho.

 

Gerenciamento de dados contra a crise

A transformação de processos e a melhoria de gestão estratégica de ativos têm na computação em nuvem, Big Data e IoT (Internet das Coisas) aliados de primeira hora. Esses pontos são fundamentais para o enfrentamento de crise na indústria 4.0 e soluções inteligentes em termos de análises preditivas e preventivas.  

Combinado computação em nuvem e Big Data, o IBM Maximo Asset Monitor juntamente com o IBM Maximo, implementam otimização de custos com infraestrutura, comunicação e armazenamento de dados. Além de possibilitar coleta, consulta e envio de informações sobre ativos, automatiza processos operacionais de forma eficiente. Ao reunir todos os dados e processos em uma única plataforma, associando mobilidade e escalabilidade, a nossa solução para Gestão completa de ativos opera com uma análise inteligente de informações vitais, permitindo ações como: 

Diminuição de perdas. 

Redução de consumo de peças sobressalentes.

Aumento da produtividade sem consumir mais energia. 

Visibilidade e Rastreabilidade de todas as operações sobre os ativos.

Otimização do processo produtivo.

Maximização de resultados.

 

Economia para a indústria 4.0

A conectividade de dispositivos inteligentes, considerada como uma excelente vantagem competitiva para a indústria 4.0, é um dos pontos fortes das plataformas: Maxinst IoT Platform e também do IBM Maximo Asset Monitor. Essa conectividade, que proporciona uma rica geração de dados e comunicação entre dispositivos em tempo real, possibilita incrementos para a gestão de ativos. A criação de novas estratégias de produção e melhoria das redes de fornecimento obtidas com essa solução são notadas em relação à:

Possibilidade de economia de água e energia.

Aumento da saúde e segurança de equipamentos, posições operacionais e colaboradores.

Detecção de anomalias no comportamento dos ativos, usando inteligência artificial.

Prevenção de falhas em equipamentos e posições operacionais.

 

Essas soluções conferem  inteligência aos dados obtidos e analisados, acelerando assim as tomadas de decisões e associando-as às estratégias de manutenção centrada em confiabilidade. Tais estratégias colaboram com a redução de probabilidade de falhas em equipamentos, evitando custos altos em manutenção e possibilitando mais segurança em ambientes de trabalho. É um investimento em sustentabilidade, elemento vital para a superação da crise atual para a indústria 4.0. 

Quer saber mais sobre como a Maxinst pode colaborar com a jornada de Transformação Digital da sua organização? Entre em contato.