Blog

Você conhece as vantagens da metodologia Just in Time?

O Just in Time é uma metodologia de produção que preza pela precisão e pela qualidade do fluxo operacional, podendo trazer diversas vantagens para a empresa.

Com o objetivo de reduzir desperdícios e otimizar os processos produtivos, este conjunto de métodos está voltando a ganhar reconhecimento no mercado.

Além dos benefícios que pode trazer para a indústria, também é uma alternativa para empresas que buscam um diferencial para se destacar.

No entanto, para adotar esta metodologia de maneira adequada, é importante entender melhor como ela funciona.

Confira todos os detalhes sobre o método Just in Time e conheça os pontos positivos que acompanham sua operação.

Just in Time, uma expressão que pode ser traduzida como “na hora certa” é uma metodologia de produção que preza pela fabricação das mercadorias apenas quando elas são necessárias.

A maioria das empresas trabalha com estoques em excesso, mantendo produtos a pronta entrega em seu armazenamento.

No entanto, o método Just in Time permite a produção, transporte e venda das mercadorias somente após o pedido, de maneira controlada, apenas para suprir sua demanda real.

Esta metodologia é antiga, e começou a se desenvolver no Japão, entre os anos 60 e 70. Ela começou na montadora de carros Toyota, por conta do cenário pós-guerra, que reduziu drasticamente os recursos naturais.

Atualmente, o Just in Time está voltando a ganhar espaço nas indústrias, pelos benefícios que oferece.

Como funciona a metodologia Just in Time

Basicamente, o Just in Time funciona sob demandas reais, e inicia sua fabricação após a confirmação do pedido.

Nesse caso, as peças são solicitadas somente quando a empresa já conta com o requerimento do cliente. Todos os componentes são pedidos em quantidades exatas, para serem utilizados na mesma hora.

A próxima etapa só se inicia quando a anterior estiver finalizada, e cada processo produtivo é monitorado de perto.

Além disso, empresas com a metodologia Just in Time costumam apresentar características distintas de fabricantes convencionais.

Não apenas seu método de operação é diferente, como a própria disposição da empresa, uma vez que seu espaço é pensado estrategicamente para otimizar o fluxo.

Assim, todos os componentes e etapas de produção são diretamente interligados, padronizados e controlados.

Os principais objetivos da metodologia Just in Time

A metodologia Just in Time surgiu com alguns objetivos, e empresas que adotam este método costumam se identificar com essas metas. Veja mais detalhes sobre algumas delas:

Reduzir desperdícios

O principal objetivo do Just in Time é reduzir os desperdícios da produção, utilizando os componentes sob demanda.

Assim, não existe a necessidade de armazenar matérias-primas no estoque, sem correr o risco de desperdiçar materiais ou recursos parados.

Tornar os processos mais efetivos

Além disso, essa metodologia incentiva uma cultura de produção que não admite erros, pois todas as etapas dependem uma das outras.

Dessa forma, é possível reduzir as chances de falhas, o que leva a um fluxo operacional mais efetivo.

Otimizar a produção

Embora a empresa produza apenas sob demanda, isso otimiza sua operação, pois permite trabalhar apenas com pedidos concretizados.

Assim, é possível definir todas as etapas necessárias, tornando mais simples de executá-las e reduzindo o tempo total de produção.

Padronizar os processos

Por fim, o Just in Time também é uma metodologia que busca padronizar os processos da empresa.

Uma vez que todas as etapas são interligadas, elas precisam seguir um padrão de fabricação, para evitar contratempos e falhas.

Assim, adotar esse método contribui para definir um modelo único, que possibilita uma comunicação mais fluida entre os componentes, colaboradores e fornecedores envolvidos.

As vantagens da metodologia Just in Time

Um dos motivos que levaram a metodologia Just in Time a se tornar popular no mercado são as vantagens que ela pode oferecer. Confira mais detalhes sobre as principais:

Otimizar a gestão de estoque

Uma vez que a empresa utiliza o método Just in Time, se torna mais simples realizar a gestão do seu estoque.

Em muitos casos, ele é inexistente, eliminando a necessidade de dedicar recursos para monitorar o armazenamento de produtos excedentes, ou facilitando seu gerenciamento, por possuir um número reduzido de produtos.

Limitar a produção

É comum que as empresas vivenciem desperdícios e prejuízos em sua produção por conta de mercadorias excedentes que não tem saída.

Nesse caso, o Just in Time limita a produção de acordo com a demanda, permitindo que a empresa tenha menos gastos e um retorno mais concreto.

Reduzir os desperdícios

Com essa metodologia, a empresa deixa de estocar matérias-primas e outros recursos que correm o risco de se tornarem inutilizáveis.

Assim, também reduz os desperdícios de materiais e mercadorias dentro da indústria.

Aperfeiçoar a utilização de mão de obra

Outro benefício do método Just in Time é a possibilidade de aperfeiçoamento da mão de obra.

Isso porque toda a equipe deve operar com eficiência, pois as etapas devem ter precisão e qualidade para dar seguimento a produção.

Desse modo, os funcionários se tornam mais eficientes e qualificados ao operar nessa metodologia.

Melhorar o controle e a gestão de qualidade

Produzir sob demanda melhora o controle e a gestão da qualidade das mercadorias.

Afinal, existem menos produtos para inspecionar, e, uma vez que os procedimentos são monitorados de perto, em menor escala, torna-se viável realizar esse controle aprimorado.

Aumentar a flexibilidade da produção

Por fim, a metodologia Just in Time flexibiliza a produção da empresa, pois ela contará com um período maior de operação.

Além disso, também tem autonomia para organizar as etapas da mercadoria, uma vez que pode focar em cada pedido individualmente.

As desvantagens da metodologia Just in Time

Por outro lado, existem algumas desvantagens na metodologia Just in Time, e é importante se atentar para esses pontos antes de adotar o método.

A princípio, ele não consegue se adequar a todos os modelos de negócio, podendo trazer prejuízos em vez de vantagens.

Por exemplo, empresas que precisam ter produtos em estoque, ou recebem uma grande quantidade de pedidos, podem não aproveitar essa metodologia.

Além disso, no caso de imprevistos com materiais ou fornecedores, toda a operação é prejudicada.

Grandes oscilações influenciam todas as etapas da fabricação, e essa dependência direta pode trazer prejuízos se existirem falhas ou contratempos.

Just in Time x Kanban

O kanban é uma metodologia de organização bastante popular, que estrutura as etapas de um projeto por meio de cartões ou post-its.

Dessa forma, o organizador poderá ter maior controle sobre suas atividades.

No entanto, esse método surgiu da metodologia Just in Time. Isso porque ambos controlam o ritmo de produção e sinalizam quando uma nova etapa pode começar, depois de finalizar a anterior.

Isso garante que se utilize apenas os recursos necessários para cada fase da atividade, otimizando o tempo e reduzindo desperdícios, sejam em materiais ou na produtividade, por exemplo.

Como implementar a metodologia Just in Time na sua empresa

Por fim, depois de conhecer as vantagens da metodologia Just in Time, é importante avaliar se a sua empresa viabiliza esse tipo de produção.

Caso seja possível adotar esse método, é necessário adaptar a empresa para otimizar as etapas de forma estratégica, no menor tempo possível.

Além disso, é fundamental ter fornecedores que trabalhem nesse formato, para evitar atrasos com materiais, por exemplo.

No entanto, depois de atender aos detalhes mais importantes, sua empresa poderá operar sob demanda e potencializar suas rotinas operacionais sem ter desperdícios.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog para ter acesso a outros textos ricos e interessantes.