Quais os custos da parada de produção inesperada?
A parada de produção inesperada pode ser facilmente evitada pela manutenção preventiva.
Porém, seja por erros no plano de manutenção ou por ainda contar com rotinas ultrapassadas, muitas empresas ainda são reféns desse tipo de falha.
Confira abaixo quais os custos da parada de produção e das falhas inesperadas para sua empresa:
1. Custo de reparo
A despesa mais óbvia quando falamos de uma parada de produção inesperada tem relação ao reparo de ativos.
Afinal, as paradas geralmente estão relacionadas com a falha e a necessidade de conserto de um equipamento.
2. Custo de produção
Uma vez que a produção é interrompida, ela também é prejudicada.
Até mesmo as menores paralisações podem trazer gastos de produção que, em uma reação em cadeia, podem gerar danos como atrasos e perda de negócios.
3. Custo de matéria-prima
Quanto mais demorada é a parada, mais estragos ela pode gerar na matéria-prima de seu produto. Isso pode gerar inclusive descarte de material.
Na indústria alimentícia por exemplo, isso pode ser ainda mais comum considerando a sensibilidade dos produtos e processos.
4. Custos de horas extras
Quando turnos adicionais são necessários para resolver as demandas da parada ou para compensar o atraso gerado por ela, é preciso pagar hora extra aos funcionários. O que gera ainda mais custos para organização!
5. Custos de horas improdutivas
Além das horas extras, temos também os gastos com horas improdutivas.
Elas se mostram principalmente quando em decorrência da parada de produção, os colaboradores são dispensados ou ficam impedidos de realizar suas atividades remuneradas.
6. Custos de reputação
Um custo pouco lembrado mas ainda assim muito importante é o de reputação.
Uma vez que uma parada de produção inesperada aumenta os riscos de produzir produtos fora dos padrões, há também os riscos de uma comercialização acidental de produtos de má qualidade.
Um lote de produtos inferiores e até mesmos prejudiciais aos clientes e consumidores finais pode gerar uma grande crise de imagem para sua empresa, um custo de valor inestimável.
Como economizar com a manutenção preventiva?
Como vimos, são muitos os gastos gerados pela parada de produção inesperada. Falhas assim podem ser evitadas com a manutenção preventiva!
E em períodos de crise, evitar custos é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa!
Pensando nisso, preparamos um artigo especial sobre o assunto. Saiba mais sobre como a manutenção preventiva pode reduzir os gastos na crise!