Planejamento e Controle da Manutenção: os 6 pilares
Os pilares do PCM são:
- Documentação;
- Histórico;
- Padronização;
- Estratégia;
- Tecnologia;
- Informação.
Documentação
A documentação é o primeiro pilar do setor de Planejamento e Controle da Manutenção. Para implementar o PCM na empresa, é necessário coletar os dados presentes no dia-a-dia do ambiente empresarial.
Documentos que representam a rotina do setor de manutenção devem ser elaborados, de acordo com um padrão pré-estabelecido. Os principais documentos são:
- Ordens de Serviço: trazem os principais dados;
- Relatórios de Inspeção: definem o estado de conservação dos equipamentos;
- Fichas Técnicas: serve para controle de campo, a respeito do estoque das peças e equipamentos;
- Fluxogramas: devem elencar os métodos de trabalho, processos e posições hierárquicas da equipe;
- Requisições e Solicitações: serve para controle de solicitações feitas ao setor de manutenção.
Histórico
Os dados coletados através da documentação devem servir de base para a tomada de decisão e realização de ações, que serão devidamente arquivadas, através de um sistema ou software, para que sejam acessadas posteriormente.
Com a implantação do PCM, todo o histórico de manutenção dos equipamentos deve ser mantido, esse histórico servirá de apoio para a tomada de decisões futuras.
Sendo o arquivo eletrônico ou manual, deve existir uma pessoa responsável e um lugar seguro para o arquivamento.
Padronização
Através de análise, um padrão para realização de tarefas deve ser definido. Dessa forma, as máquinas devem receber identidades.
Etiquetas de identificação devem ser instaladas seguindo o padrão, com cores vibrantes e com material resistente ao ambiente, o objetivo é facilitar a localização e a comunicação.
Estratégia
O PCM deve ser visto como uma estratégia dentro do setor da manutenção, no sentido de administrar, otimizar custos, mão de obra e recursos.
As estratégias são uma forma de pensar a curto e longo prazo, e devem estar presentes em toda a rotina da empresa, principalmente no momento da programação das manutenções.
Tecnologia
Outro pilar importante para o PCM é a tecnologia, e deve sempre ser pioneiro no desenvolvimento e na implantação de novas tecnologias. Existem inúmeras plataformas, sistemas e softwares que tornam mais fáceis e eficazes os trabalhos dentro do setor da manutenção.
Informação
Por fim, antes da implantação do PCM, o histórico de manutenção era armazenado somente na memória dos funcionários, o que comprometia a veracidade e a precisão das informações. Dessa forma, após a implantação do PCM, o núcleo deve transmitir as informações de forma clara, objetiva e acessível para todos.
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