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Planejamento e Controle da Manutenção: conheça os 6 pilares do PCM de sucesso

A sigla PCM refere-se a Planejamento e Controle da Manutenção, em poucas palavras, o PCM é responsável por gerenciar todos os serviços do setor de manutenção de uma empresa, como: os custos; os tempos entre as falhas; tipo de manutenção que deverá ser aplicada; entre outros.

O objetivo maior da implantação do PCM, é a diminuição de falhas e o aumento da produtividade da empresa.

Planejamento e Controle da Manutenção: os 6 pilares

Os pilares do PCM são:

  • Documentação;
  • Histórico;
  • Padronização;
  • Estratégia;
  • Tecnologia;
  • Informação.

Documentação

A documentação é o primeiro pilar do setor de Planejamento e Controle da Manutenção. Para implementar o PCM na empresa, é necessário coletar os dados presentes no dia-a-dia do ambiente empresarial. 

Documentos que representam a rotina do setor de manutenção devem ser elaborados, de acordo com um padrão pré-estabelecido. Os principais documentos são:

  • Ordens de Serviço: trazem os principais dados;
  • Relatórios de Inspeção: definem o estado de conservação dos equipamentos;
  • Fichas Técnicas: serve para controle de campo, a respeito do estoque das peças e equipamentos;
  • Fluxogramas: devem elencar os métodos de trabalho, processos e posições hierárquicas da equipe;
  • Requisições e Solicitações: serve para controle de solicitações feitas ao setor de manutenção.

Histórico

Os dados coletados através da documentação devem servir de base para a tomada de decisão e realização de ações, que serão devidamente arquivadas, através de um sistema ou software, para que sejam acessadas posteriormente.

Com a implantação do PCM, todo o histórico de manutenção dos equipamentos deve ser mantido, esse histórico servirá de apoio para a tomada de decisões futuras.

Sendo o arquivo eletrônico ou manual, deve existir uma pessoa responsável e um lugar seguro para o arquivamento.

 

Padronização

Através de análise, um padrão para realização de tarefas deve ser definido. Dessa forma, as máquinas devem receber identidades.

Etiquetas de identificação devem ser instaladas seguindo o padrão, com cores vibrantes e com material resistente ao ambiente, o objetivo é facilitar a localização e a comunicação.

 

Estratégia

O PCM deve ser visto como uma estratégia dentro do setor da manutenção, no sentido de administrar, otimizar custos, mão de obra e recursos.

As estratégias são uma forma de pensar a curto e longo prazo, e devem estar presentes em toda a rotina da empresa, principalmente no momento da programação das manutenções.

 

Tecnologia

Outro pilar importante para o PCM é a tecnologia, e deve sempre ser pioneiro no desenvolvimento e na implantação de novas tecnologias. Existem inúmeras plataformas, sistemas e softwares que tornam mais fáceis e eficazes os trabalhos dentro do setor da manutenção.

 

Informação

Por fim, antes da implantação do PCM, o histórico de manutenção era armazenado somente na memória dos funcionários, o que comprometia a veracidade e a precisão das informações. Dessa forma, após a implantação do PCM, o núcleo deve transmitir as informações de forma clara, objetiva e acessível para todos.

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