Equilíbrio no investimento
Entre os diversos indicadores utilizados para avaliar investimentos, temos o fluxo de caixa e taxa interna de retorno (TIR), que podem ser aplicados e avaliados junto ao ROI. É preciso ainda diferenciar ROI de ROA (Return on Assets ou Retorno Sobre os Ativos) e ROE (Return on Equity ou Retorno Sobre o Patrimônio Líquido). O ROA demonstra o retorno sobre o capital aplicado em ativos durante determinado período de tempo. Já ROE é relativo ao capital aplicado pelos sócios na empresa.
O ROI se destaca em avaliação e validação de aplicações, proporcionando as seguintes vantagens:
Conhecimento sobre o retorno de investimento em diversas etapas do processo.
Tomada de decisões mais assertivas sobre investimentos
Definições estratégias de acordo com análises mercadológicas.
Com esse indicador, fundamental para o sucesso de qualquer organização e superação de crises, é possível estabelecer o valor ganho – ou perdido – pela empresa em cada investimento que realiza. Assim, é possível compreender quais são as estratégias que dão resultados e podem aproximar os negócios de suas metas. Utilizando esse indicador, as empresas tornam-se mais capazes de escolher corretamente os investimentos a serem feitos ou mantidos.
Para demonstrar essa relação, esse indicador utiliza a seguinte fórmula:
ROI = (ganho obtido – valor do investimento) / valor do investimento
Um exemplo: caso o ganho obtido em um investimento tenha sido de R$ 500.000 a partir de um investimento de R$ 20.000,00, o resultado seria 24. Isso significa que o ROI foi de 24 vezes o valor do investimento inicial. Para obter o resultado em porcentagem, é preciso multiplicar o valor por 100.
O ROI funciona como um instrumento de medição de eficiência e inteligência da aplicação de capital em investimentos. O cálculo deste retorno de investimento é uma das maneiras mais assertivas para aprovar orçamentos, garantir resultados e justificar algumas tomadas de decisão, corroborando sua maior validação em tempos de crise.
Retorno de investimento em gestão de ativos
Para momentos de crise, investir em sistemas de manutenção e gestão dos ativos significa obter o máximo de ROA. Esse investimento proporciona acesso à inovação e colaboração para assegurar os processos de Transformação Digital para a indústria 4.0, principalmente em relação à:
Redução dos riscos operacionais
Redução de custos de manutenção
Aumento de eficiência operacional
Um rápido retorno de investimento em gestão de ativos pode ser obtido com uma plataforma que reúna tecnologia, processos, KPIs, dashboards, relatórios e aplicativos para mobilidade. Outro ponto importante a ser considerado sobre o uso de plataformas desse tipo é a metodologia que garante o sucesso de sua implantação.
Questões estratégicas como essas não podem ser deixadas de lado no momento de pensar em retorno de investimento, fazendo parte de um conjunto de peso para tomadas de decisões empresariais. Pensar estrategicamente a maturidade digital de sua atividade empresarial a partir da manutenção e gestão de ativos é uma condição vital nesse momento, pois esse pode ser um momento decisivo para melhor pontuar sua passagem de indústria 1.0 para indústria 4.0.