Blog

Saiba as principais tendências de gestão de ativos na indústria

A gestão de ativos é uma excelente forma de reduzir os custos e principalmente de otimizar o ciclo de vida dos ativos. A redução dos custos e a otimização dos processos são pontos fundamentais para garantir maior produtividade na produção industrial.

As tecnologias estão mudando a todo momento. Com isso, torna-se extremamente necessário ter grande atenção quando o assunto é tendências, para que a empresa esteja sempre à frente da concorrência. Confira a seguir as principais tendências de gestão de ativos.

Gestão de performance de ativos

Dentre as principais tendências relacionadas à gestão de ativos, o Asset Performance (APM) é um sistema de gerenciamento de performance de ativos. Ele atua diretamente na melhoria da disponibilidade e confiabilidade dos ativos.

Através do monitoramento das condições dos ativos e do gerenciamento da integridade, o sistema APM analisa os dados e traça ações estratégicas para melhorar a produtividade industrial.

Sistema Computadorizado de Gerenciamento de Manutenção

Outra tendência extremamente importante é o Computerized Maintenance Management System (CMMS), que em tradução livre significa Sistema Computadorizado de Gerenciamento de Manutenção. 

Esse sistema de gestão trata-se de uma forma de armazenamento das informações do setor de manutenção industrial, tornando mais fácil as tomadas de decisão durante as operações de manutenção. Com essa ferramenta, há a possibilidade de melhoria e de agilidade do planejamento referente à manutenção. 

Treinamento diferenciado

Por mais que a tecnologia esteja evoluindo a todo instante, o trabalho humano ainda é extremamente importante nos processos de planejamento e de controle dentro da indústria. 

Dessa forma, o investimento na qualificação e capacitação dos funcionários, através de treinamentos técnicos, diferenciados e específicos, é fundamental para que os profissionais estejam sempre aptos para cumprir os serviços de manutenção com as melhores práticas e ferramentas.

Com treinamentos diferenciados, a produtividade da empresa é impactada positivamente.

Automação

O crescimento dos avanços tecnológicos tem sido responsável por aposentar a papelada. Cada vez mais os processos manuais estão sendo substituídos pelos processos automatizados, com o objetivo de diminuir os erros e principalmente a perda de tempo, causando aumento direto na produtividade da indústria e redução de custos.

Capacidade analítica

A Indústria 4.0 trouxe grandes consequências para o setor da manutenção, como o aumento da quantidade de dados gerados pelas máquinas e equipamentos. É possível utilizar esse grande número de informações armazenadas a favor da gestão de manutenção, adotando uma abordagem analítica.

Para ler mais sobre gestão de ativos: Gestão da inovação na indústria; Gestão de ativos: erros comuns que podem comprometer sua empresa; Gestão de ativos e IoT: eficiência e competitividade.

A Maxinst

Com mais de 15 anos de experiência no mercado da Tecnologia da Informação (TI), inovadora e especializada, utilizando as tecnologias da indústria 4.0, a Maxinst pode mudar sua empresa.

Quer saber mais sobre como investir na gestão de ativos? Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e acompanhe nossas ​mídias sociais​.