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Tecnologia da Informação: cenários, desafios e gerenciamento

Pode-se definir o conceito oficial da Tecnologia da Informação (ou TI, para os íntimos) como “o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações” (Ministério da Justiça, 2013). Quando se diz “recursos da computação”, a definição se dirige diretamente à palavra tecnologia.

Apesar da palavra tecnologia ser um termo muito popular, poucos sabem explicar o que significa realmente. Para o fim das dúvidas, aqui vai: tecnologia é como os elementos de hardware (parte física das máquinas) e software (parte programável de dispositivos) trabalham juntas para resolver problemas do cotidiano ou, simplesmente, facilitar a nossa vida. Isso é primordial para entender TI.

A tecnologia da informação é um fator diferencial para o sucesso de qualquer empresa ou corporação que objetiva se destacar no mercado. Porém, nem sempre foi assim. Houve uma época em que a Tecnologia da Informação era subestimada dentro das empresas. Mas, por quê?

Antigamente, antes dessa nova realidade, os seres humanos foram capazes de desenvolver seus negócios sem muitos recursos de TI. Logo, para alguns investidores daquela época (a maioria, na verdade), o investimento na tecnologia da informação era algo muito inviável, por se tratar de algo pouco conhecido e, consequentemente, existirem poucos profissionais especializados.

Então, resumindo, a Tecnologia da Informação possuía um grau de incerteza dentro de uma organização, representando apenas custos e não investimentos que pudessem prover suporte ao negócio.

Depois de um tempo, e veremos isso a seguir, a Tecnologia da informação passou a ser algo imprescindível dentro de uma empresa. É impossível, hoje, tentar imaginar um banco gerenciando contas sem a tecnologia da informação. A TI se tornou, não apenas importante para os negócios, mas um pilar da administração, trazendo com essa revolução, vários desafios.

DESAFIOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS

Dentro de uma empresa ou organização, a tecnologia da informação começou sendo tratada como um setor à parte. Depois, ao longo do tempo, os administradores começaram a implantá-la dentro dos setores administrativos e estratégicos.

Eis que surge o primeiro desafio, o alinhamento estratégico dos serviços de TI com as necessidades da organização. Os investimentos em Tecnologia da Informação, a partir deste momento, deveriam ser feitos pensando nas estratégias do negócio e seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Imagem 1: O alinhamento estratégico da Administração com a Tecnologia da Informação é um grande desafio.

Obviamente, com o aumento da importância da TI perante os stakeholders (responsáveis pelos negócios), a complexidade do ambiente da tecnologia da informação também aumentou. O número de tecnologias e fornecedores aumentaram, acabando com o sono do gestor de TI. Para manter o ritmo, houveram terceirizações e preocupações maiores com as necessidades dos clientes e seus contratos.

Com o tempo, os negócios e estratégias se tornaram dependentes da Tecnologia da Informação para definir seus direcionamentos e projetos. Isso significa que a Tecnologia da Informação, dentro das empresas, chegou em um ponto que todos os setores, sem exceção, não funcionam sem a TI.

A gestão de projetos permitiu que a administração adotasse uma redução de custos, cada vez mais necessária, já que, a cada ano, os orçamentos ficam mais apertados.

Outro desafio é a segurança da informação das empresas, tendo em vista que a informação precisa estar disponível em vários lugares, consequentemente os bancos de dados ficaram mais vulneráveis a ataques de vírus e hackers. Logo, a proteção e a preservação dos dados tiveram de ser aumentados. A organização não pode correr o risco de ruir um dos três pilares da segurança da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Tal fato que pode levá-la a prejuízos financeiros e reputação danificada.

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: FRAMEWORKS

Imagem 2: Os frameworks são os guias de boas práticas para o gerenciamento de serviços de TI

Com todos os desafios que surgiram com a implantação da Tecnologia da Informação dentro da administração das empresas, a demanda pelo gerenciamento de serviços de TI também surgiu.

Esse gerenciamento consiste em concentrar todas as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da Tecnologia da Informação e organizá-las em um sistema viável, com o auxílio de um framework adequado, são alguns deles:

 

  • COBIT (Control Objectives for Information and related Technology):     este framework é mantido pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association) e o Governance Institute. A arquitetura do COBIT é formada por quatro domínios: Planejar e Organizar; Adquirir e Implementar; Entregar e Suportar; Monitorar e     Avaliar. Dentre esses domínios, o COBIT possui 34 processos e 210 pontos de controle.

 

  • ISO 20000: esta foi a primeira norma internacional desenvolvida pela ISO (International Organization for Standardization) que trata, exclusivamente, sobre gerenciamento de serviços da Tecnologia da Informação. Ela é baseada na BS 15000 (British Standard) e concilia-se com a ITIL. A  metodologia da ISO 20000 é a PDCA (Plan-Do-Check-Act).

 

  • ITIL (Information Technology Infrastructure Library): a ITIL é o framework mais famoso e mais popular para o gerenciamento de serviços da Tecnologia da Informação. No começo, a ITIL era a CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e depois, OGC (Office of Government Commerce). Para sua confecção, foram analisadas experiências de diversas empresas.

Conclusão

No cenário atual das empresas e organizações, é simplesmente impossível que elas fiquem sem a Tecnologia da Informação em sua administração e estratégia de negócio, representando uma forte aliada no quesito competitividade. Com o passar do tempo, surgiram diversos desafios para os profissionais de TI quanto a esta nova realidade.

O próprio alinhamento estratégico foi um desses desafios, inclusive quando se diz respeito à participação dos planos estratégicos, elaborados para serem executados e darem resultados.

Dentre os mais diversos desafios, um dos maiores é a questão da segurança da informação, já que os sistemas ficaram vulneráveis, pois são ligados diretamente com a internet, já que todos os usuários precisam ter acesso a estes dados de quaisquer lugares do mundo. Para isso, foram desenvolvidos diversos métodos para que a integridade dessas informações fossem mantidas.

E junto a todos esses desafios, foi preciso criar o gerenciamento de serviços de TI, que é feito em base a diversos frameworks, que nada mais são do que as melhores práticas para a execução de todo o processo de gestão da Tecnologia da Informação.

São alguns deles: COBIT, que é mantido pelo ISACA; ISO 20000, a primeira ISO voltada exclusivamente para gerenciamento de serviços de TI; e o ITIL, o mais popular de todos os frameworks de gerenciamento.

Referências:

Ministério da Justiça, Plano Diretor de Tecnologia da Informação do do Ministério da Justiça Brasileiro. Acesso em: http://www.justica.gov.br/Acesso/institucional/tecnologia-da-informacao-1. Acessado em: 16/10/2017