O que é TPM?
A Manutenção Produtiva Total (TPM) ou Total Productive Maintenance, é uma ferramenta que tem como objetivo garantir a eficiência das instalações e dos processos industriais. Através do apoio de todos os setores industriais, do incentivo ao trabalho em equipe e da preservação da empresa.
A TPM é baseada na metodologia 5s (seiri: utilização; seiton: ordenação; seiso: limpeza; seiketsu: saúde e shitsuke: autodisciplina) e sustentada sob oito pilares.
Os pilares da manutenção produtiva total
O modelo de gestão de qualidade conta com os seguintes pilares:
- Manutenção Autônoma: visa à preservação dos equipamentos. Através das manutenções e inspeções realizadas diariamente de forma autônoma pelos próprios operadores.
- Manutenção Planejada: possui como objetivo a prevenção de falhas. Com a criação de planos de manutenção preventiva.
- Melhorias específicas: é utilizada para diminuir as perdas, que reduzem a eficiência global do equipamento. Através da melhoria de rendimento.
- Educação e treinamento: consiste no desenvolvimento das pessoas para melhoria dos processos. Com o desenvolvimento de habilidades e mudanças comportamentais para liderança, flexibilidade e autonomia.
- Segurança e meio-ambiente: garante que as melhorias não afetarão a segurança e a saúde das pessoas, e que não prejudicarão o meio ambiente. Isso significa que o objetivo é a redução de acidentes.
- Manutenção da qualidade: define as condições dos equipamentos, para que eles não produzam produtos defeituosos.
- Controle inicial: refere-se à aquisição de equipamentos novos, e da modernização dos processos baseado no histórico de manutenção.
- Gestão administrativa: o objetivo é a redução dos desperdícios. Visto que os processos de gestão interferem diretamente na eficiência das atividades operacionais.
Quais as vantagens da TPM na manutenção?
A manutenção produtiva total melhora significativamente a segurança e a eficiência dos processos das indústrias, que utilizam dessa ferramenta para o seu dia-a-dia.
A autonomia, a independência, a proatividade e autoconfiança dos funcionários trazem uma maior motivação para a equipe. Ou seja, consequentemente, há um grande aumento da produtividade líquida.
O crescimento das sugestões de melhorias por parte dos colaboradores, auxiliam na organização otimizada da fábrica e na preservação dos equipamentos.
Além disso, as manutenções preventivas e autônomas reduzem os defeitos dos processos, as pausas repentinas e os custos operacionais, causados pelas falhas.
O foco na gestão desde os funcionários, aos concorrentes e clientes resulta em um ambiente de trabalho mais limpo e organizado. Com isso, é criada a imagem de uma companhia organizada em todas as esferas.
Dessa forma, o produto final não possui defeitos e a tendência é o crescimento de pedidos e clientes. Essas são algumas vantagens da utilização da manutenção produtiva total.
Com mais de 15 anos de experiência no mercado da Tecnologia da Informação (TI), inovadora e especializada em soluções para de gestão de ativos e serviços, utilizando as tecnologias da indústria 4.0 a Maxinst pode mudar sua empresa.
Quer saber mais sobre como a Maxinst pode ajudar na implementação da manutenção produtiva total em sua empresa? Entre em contato conosco e acompanhe nossas mídias sociais.