Os 5 maiores desafios do gestor de TI
Quando falamos de profissionais de tecnologia da informação, muitos imaginam que seus desafios estejam envolvidos com questões técnicas. Mas não é bem assim!
Como todo gestor, os gerentes de TI também podem enfrentar dificuldades relacionadas a outras áreas e competências profissionais, como:
- Organização;
- Planejamento;
- Administração;
- Inovação;
- Relações interpessoais;
- Liderança.
Confira agora os principais desafios enfrentados por um gestor de TI!
1. Alinhamento com os objetivos da empresa
As soluções de TI hoje já são peça fundamental nas estratégias de negócio de empresas por todo mundo. Por isso, os objetivos do setor devem também estar alinhados com o planejamento global da empresa.
Assim, o gerente de TI atua também como um mediador entre o operacional e a governança da empresa, fazendo a ponte entre a chefia e os membros de sua equipe.
E dessa forma, com as informações alinhadas, é mais fácil e prático traçar planos e organizar uma gestão efetiva.
2. Garantia da segurança corporativa
Como introduzimos no início do texto, a segurança de dados também está na lista de competências do gestor de TI.
Garantir que tudo está bem nesse setor é essencial para a manutenção da integridade da empresa.
Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo especial sobre 3 práticas de segurança de dados na indústria 4.0!
3. Adequação do orçamento
Um grande desafio enfrentado por gestores de diferentes áreas diz respeito ao orçamento da empresa. E isso não é diferente na área de Tecnologia da Informação!
Muitas vezes o gestor de TI pode encontrar um orçamento menor do que o esperado para adquirir as tecnologia desejadas por ele.
Para isso, é necessário traçar planos de priorização, por exemplo, para entender como dividir o orçamento e quais as questões mais urgentes a serem resolvidas.
4. Treinamento e motivação de colaboradores
Lidar com pessoas é algo desafiador para qualquer um, e ser parcialmente responsável pelo desenvolvimento de seus colegas colaboradores não torna a tarefa mais simples.
Algumas ações podem auxiliar na superação desse desafio, como:
- Manter a transparência com seus liderados;
- Buscar o diálogo na resolução de problemas;
- Passar um tempo trabalhando com eles em equipe;
- Levar as demandas relevantes para os superiores;
- Investir no treinamento dos colaboradores!
Principalmente por se tratar de uma área em constante inovação, é muito importante oferecer aos membros da equipe as capacitações necessárias para a indústria 4.0. Dessa forma, é possível reter talentos e motivar a equipe!
5. Se manter atualizado e se abrir para mudanças
Infelizmente, com as rotinas corridas do cotidiano profissional, pode ser difícil acompanhar as tendências tecnológicas.
Algumas sugestões que podem te auxiliar neste processo são:
- Participar em feiras e eventos relevantes para sua área;
- Separar um tempo na semana de trabalho para dedicar a pesquisa de novas tecnologias;
- Criar alarmes de busca e assinar em newsletters temáticas;
- Seguir profissionais inspiradores e mídias especializadas nas redes sociais.
Também é importante lembrar que muitas vezes o profissional cai na rotina e investe somente naquilo que é conhecido por ele. Mas nem sempre o tradicional é a melhor opção. Investigar e apostar em novas tecnologias é necessário para manter a inovação e a produtividade na indústria!
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