O que é RPA?
Diferente da automação na indústria, que visa a automatização do parque industrial por meio de maquinário eletromecânico e softwares, a automação de processos robóticos é uma aplicação de tecnologia que tem como objetivo automatizar os processos empresariais.
Dessa forma, ela lida diretamente com a captura, interpretação e processamento de informações que são utilizadas no cotidiano do mundo dos negócios.
Quais os benefícios da automação de processos robóticos?
O RPA possui diversas vantagens para sua empresa.
Uma das principais está relacionado com um melhor aproveitamento da mão de obra. Isso ocorre porque os colaboradores acabam sendo dispensados de tarefas repetitivas, que são automatizadas. Assim, a força de trabalho dos funcionários podem ser direcionadas para ações de maior valor estratégico.
Além disso, existem outros benefícios, como:
- Rápido Retorno sobre Investimento (ROI);
- Otimização do tempo de produção;
- Menor possibilidade de erro humano;
- Redução do retrabalho;
- Aumento de produtividade;
- Maior segurança de dados.
Porém, é importante ressaltar que o RPA não é sinônimo de perfeição. Mesmo os processos de automatização feito por robôs, os famosos bots, são passíveis de erro.
Por isso, é preciso contar com profissionais capacitados e parceiros de confiança para fazer essa aplicação na sua empresa!
Como ter um RPA de sucesso?
Mesmo com tantos benefícios, a aposta na automação de processos robóticos não pode ser feita de qualquer maneira.
É preciso cuidado e estratégia em todos as etapas do processo de implementação;
Pensando nisso, separamos sete dicas para que você tenha um RPA de sucesso na sua empresa! Confira:
1. Conheça as necessidades da empresa
Antes de qualquer tomada de decisão na implementação do RPA, é preciso estar ciente das reais necessidades da empresa.
Afinal, são elas que ditam a prioridade de automação da empresa.
Para saber em quais processos a robotização pode ser de maior ajuda, é interessante considerar:
- Quais processos com tarefas humanas possuem baixo valor agregado?
- Em quais processos ocorrem mais erros de execução humana?
2. Foque na experiência dos clientes
Entre os benefícios do RPA estão o aumento do ROI e a redução dos custos de produção.
Porém, especialistas como Kris Fitzgerald, CTO da NTT Data Services, coloca que o foco das aplicações eu robotização não devem estar focadas nessas vantagens, mas sim em melhorar a experiência dos clientes.
Portanto, este é um fator a se considerar quando estamos planejando alguma ação envolvendo automatização de processos robóticos.
Se questione:
- quais aplicações vão melhorar a vida de meus clientes?
- quais aplicações podem trazer mais facilidade aos meus usuários?
3. Alinhe as expectativas
Apesar de prometer muita inovação e resultados rápidos, o RPA não faz milagres.
É importante ter em mente o que é realmente possível ser feito, e quais são os possíveis resultados esperados, buscando ao máximo não se iludir com promessas e altas expectativas.
Por isso, a presença de profissionais especializados e de confiança neste momento é imprescindível.
Apenas com profissionalismo e transparência é possível evitar frustrações na aplicação do RPA.
4. Envolva outros times no processo
Diferentes equipes devem ser consultadas e acionadas durante a aplicação da automatização de processos robóticos.
Isso serve principalmente para o time de TI, que quanto mais cedo e com mais frequência participar desse planejamento melhor!
Pois no fim das contas, são eles que possuem a expertise e garantam a obtenção dos recursos necessários.
5. Lembre-se da gerência do projeto
Mesmo após a conclusão de um projeto de RPA, não é possível deixar os processos correrem soltos, sem um profissional que fique responsável pela sua gerência.
O gerente designado para este projeto deve estar sempre atento para possíveis falhas e perdas que podem ocorrer em qualquer momento.
Este profissional deve estar também atento a quaisquer modificações em quaisquer setores que possam influenciar no funcionamento dos bots, para garantir o seu melhor funcionamento.
6. Considere o impacto em todos os colaboradores
Um dos grandes pesares da robotização é a possibilidade de que os bots possam substituir a mão de obra humana. Adiantamos que apesar de ser um futuro possível, é também um futuro ainda muito distante.
Porém, isso não quer dizer que os funcionários já não tenham alguns receios quanto ao PRA. Temos que considerar que muitos deles têm suas rotinas afetadas pela instalação dessa tendência.
Assim, a capacitação de colaboradores para melhor compreensão e utilização dessa tecnologia é muito importante para que o bem estar profissional de suas equipes seja mantido.
7. Promova constantes melhorias
Bem como a tecnologia não para de evoluir, as possibilidades do RPA também não!
Por isso, é muito importante ficar de olho nas tendências e buscar inovar sempre que necessário.
Tudo avaliando os resultados e as necessidades da empresa, claro!
Agora que você já sabe mais sobre como ter um RPA de sucesso, que tal colocar essas dicas em prática?
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