Blog

Automação na indústria: como e onde aplicar?

A automação industrial é responsável pelo aumento da produtividade de diversas empresas ao redor do globo. E além de uma maior produtividade, os processos e técnicas de automação na indústria também garantem:

  • Maior eficiência com um menor consumo de energia;
  • Menor desperdício de tempo, materiais e pessoal;
  • Melhores condições de segurança.

Mesmo não sendo mais uma novidade, muitos profissionais ainda tem dúvidas sobre a automatização na indústria, o que é e como aplicar. Saiba mais sobre esses assuntos a seguir!

O que é a automação industrial?

Diferente da mecanização, em que os operadores humanos usam máquinas para ajudar em seus trabalhos, a automação na indústria diz respeito à utilização de maquinário eletromecânico, softwares entre outros equipamentos para automatizar os processos industriais.

Quais os tipos de automação industrial?

Quatro diferentes tipos de automação podem ser empregados na indústria para melhorar a produção. Saiba mais sobre eles:

Automação Fixa

Tem como característica configurações rígidas de equipamentos e é muito útil para quem deseja uma produção elevada de peças idênticas. Porém, é importante lembrar que por conta da rigidez desse tipo de automação, não é possível modificar configurações de controle posteriormente. Ao menos não sem iniciar a execução de um novo projeto.

Automação Programável

Com maior possibilidade de alterações se comparada com a automação fixa, o tipo programável é ideal para fabricação de mercadorias com menor volume de produção e maior customização. Este é o tipo usado muitas vezes na produção de diferentes lotes de um produto, por exemplo.

Automação Flexível

O modelo flexível, por sua vez, une diferentes características da automação fixa e da programável. Ele permite o feitio de diferentes produtos simultaneamente e executar alterações com maior agilidade. Além disso, é muitas vezes utilizado em caso de volumes médios de produção.

Automação Integrada

Diferente dos tipos anteriores, a automação integrada possui um sistema totalmente automatizado, sendo controlada por computadores. Todos os processos são automatizados e integrados, e os próprios equipamentos são manuseados por robôs.

Como e onde aplicar a automação na indústria?

A eficiência da produção industrial é o foco da automação, independente do seu tipo. E na indústria 4.0 esses processos são de suma importância para manter o bom funcionamento da empresa e sua competitividade.

Para garantir um sistema de automatização completo, é necessário investir em tecnologias inteligentes para o parque industrial. Alguns componentes e equipamentos são essenciais para os processos de automação na indústria, como por exemplo os diferentes tipos de sensores que coletam e conectam informações.

E além do maquinário inteligente, os dados gerados com a automação são de extrema relevância para a supervisão e controle dos equipamentos, maquinários e processos produtivos.

A partir dessas informações e com as plataformas digitais adequadas é possível deixar as manutenções, sejam elas preditivas, preventivas ou corretivas, ainda mais efetivas. Dessa forma, é mais fácil prevenir falhas operacionais.

Ademais, com os sistemas de monitoramentos corretos, é possível traçar estratégias mais assertivas, estabelecendo e acompanhando metas e indicadores bem definidos e coerentes com a sua produção.

Em muitas empresas por exemplo, sensores são utilizados para transmitir informações sobre temperatura, pressão, vazão, entre outras variáveis. Com essas informações sendo monitoradas frequentemente e de forma automática através das soluções adequadas, é possível gerenciar e efetivar a manutenção dos ativos com maior assertividade, entre outras ações.

Percebemos que a automatização na indústria é capaz de gerar ainda mais produtividade na sua empresa. E para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, confira nosso artigo especial sobre a Automatização Robótica de Processos!