Blog

Como elaborar um bom plano de manutenção?

Muitas empresas chegam em um momento de crescimento acelerado. E, apesar de no geral isso ser visto como uma ótima notícia, essa fase pode ser extremamente desafiadora. É neste cenário que um bom plano de manutenção passa a fazer ainda mais diferença no dia a dia da indústria!

O movimento de crescimento da empresa é capaz de impactar fortemente o setor de manutenção, inclusive de forma negativa. E para superar os desafios desta evolução, temos a tecnologia e o planejamento como aliados.

Para saber como elaborar este planejamento, basta continuar a leitura.

O que é o plano de manutenção?

O plano de manutenção é a base para o bom funcionamento do setor. Ele consiste em um processo de atribuição de afazeres que coordena a disponibilidade dos equipamentos e outros ativos, seus dados e histórias, bem como as habilidades da mão de obra e os trabalhos a serem efetuados.

Dessa forma, é possível garantir o funcionamento correto dos ativos e a segurança dos colaboradores e da comunidade.

Vantagens do plano de manutenção

O planejamento e a execução de um bom plano pode trazer diversas vantagens para a empresa, indo além das fronteiras de um setor específico.

Veja alguns exemplos dos benefícios que o plano de ação traz para sua organização:

Como fazer um bom plano de manutenção?

Para elaborar um bom plano de manutenção preventiva, é preciso ir além de um planejamento amplo, genérico, ou de uma lista de tarefas.

Confira algumas dicas para a elaborar um bom plano:

Defina um cronograma de atividades

Ter uma programação objetiva e clara a ser seguida é essencial para a criação de um bom planejamento.

Isso traz maior organização para o gestor de manutenção e toda equipe, que ciente dos prazos, se organiza para cumprí-los da melhor forma.

Delegue tarefas e papéis

O papel da gestão de manutenção é essencial para o bom funcionamento do plano. Não porque o gestor deve fazer tudo, mas porque ele deve saber como delegar as tarefas e papéis dos colaboradores em cada etapa.

Com responsabilidade e autonomia de cada envolvido, o planejamento tende a fluir de uma maneira mais tranquila e efetiva.

Acompanhe atentamente o plano de manutenção

O acompanhamento do planejamento deve ser feito não apenas para evitar possíveis desvios em sua execução, mas principalmente para identificar pontos de melhoria.

Afinal, sempre que necessário, é preciso refazer o plano de forma a adequá-lo constantemente às tecnologias atuais e às estratégias que garantem maior eficiência para manutenção.

E agora que você já sabe mais sobre a importância de um plano e como começar a elaborar o seu, que tal acessar mais dicas? Confira agora nosso artigo sobre os 5 principais erros na elaboração do plano de manutenção preventiva!