A gestão remota de manutenção é a prática de acessar e gerenciar os dados e a saúde dos ativos, assim como gerenciar e realizar a sua manutenção de forma remota. Ela se utiliza das tecnologias da Indústria 4.0 e IoT (internet das coisas) para possibilitar o acesso dos técnicos aos seus equipamentos à distância. Essa modalidade de gestão não é necessariamente feita totalmente de forma remota, mas os processos acontecem dessa forma sempre que não é necessário que aconteça um atendimento presencial.
Benefícios da gestão remota
Apesar de ser muito questionada em relação à confiabilidade e eficiência, a gestão remota na manutenção, quando bem realizada, pode apresentar muitos benefícios. Ela permite que a manutenção seja feita de forma mais rápida e barata, sem que o especialista tenha que se deslocar desnecessariamente. Também diminui os gastos com o tempo de parada de produção (downtime) e com o deslocamento dos profissionais até o equipamento. Além disso, ela é mais prática, já que pode ser realizada fora do horário comercial. Por fim, como os dados estão presentes remotamente, o técnico responsável pela manutenção, mesmo que a realize de forma presencial, pode ter acesso antecipado aos dados e histórico de saúde do equipamento, tornando seu trabalho mais rápido e prático.
Dicas para gestão remota durante a pandemia
Com os novos desafios gerados pela gestão remota na manutenção, as habilidades dos gestores estão sendo colocadas à prova. Isso vale principalmente em relação às chamadas soft skills, ligadas ao comportamento.
Confira, abaixo, 7 dicas que podem te ajudar nesse período difícil, garantindo uma gestão de manutenção eficaz e um time engajado, mesmo trabalhando de casa!
1. Confie no liderado
Mesmo à distância, é necessário desenvolver a confiança no seu time.
Para isso, sugerimos propor metas e indicadores de desempenho individuais. Além disso, ter processos bem definidos e um time bem treinado é extremamente importante, principalmente em um trabalho remoto. Esses simples pontos irão ajudar a manter os colaboradores engajados e em constante desenvolvimento.
2. Experimente a metodologia Scrum
Scrum é uma estrutura parte da metodologia ágil, focada em reduzir tempo de entrega dos produtos, e que pode ser utilizada em projetos grandes e complexos. Entretanto, apesar de poder ser usada em projetos muito complexos, ela é simples de ser aplicada.
Com essa metodologia, é possível planejar a semana nos chamados sprints, pequenos ciclos de atividades que ocorrem em um tempo predefinido. Assim, fica mais fácil elaborar um planejamento completo, com objetivos claros para todos.
O Scrum também inclui reuniões diárias, com 15 minutos de duração. Neste momentos, cada membro do time responde à 3 perguntas:
- O que você fez ontem?
- O que você está fazendo hoje?
- Há algum impedimento no seu caminho?
É importante também realizar reuniões gerais semanais para planejamento de cada sprint. Elas também servem para avaliar o início, a continuidade ou a interrupção de projetos.
3. Garanta atualizações e feedbacks
Atualizar e dar retorno aos colaboradores sobre suas atividades é essencial para desenvolver o senso de responsabilidade da equipe. Há muitos métodos de feedback que podem ser utilizados caso haja algum receio em fornecer feedbacks negativos. Em geral, eles devem ser diretos, claros, com contexto e com respeito ao colaborador.
Com o uso constante de bons feedbacks, cada indivíduo tem maior ciência sobre seu papel e seu desenvolvimento na equipe.
4. Utilize a tecnologia a seu favor
Existem diferentes plataformas que podem auxiliar no contato com a sua equipe neste período de gestão remota. Por exemplo:
É interessante testar plataformas diferentes e descobrir qual se adequa melhor ao perfil da sua equipe. Porém, é importante lembrar que nem todos os colaboradores possuem habilidades com esse recursos, portanto, pode ser necessário investir em capacitação.
5. Atenção à organização
Uma gestão remota não deve ser sinônimo de desorganização e desrespeito.
Por isso, é importante estabelecer de forma clara e eficiente os horários de trabalho e de reunião. Para a organização de reuniões, pode-se usar ferramentas como a Agenda do Google. Já para a organização de tarefas, pode-se usar ferramentas como o Trello, o ClickUp ou o Slack, por exemplo. Ademais, é muito comum em trabalhos remotos haver a confusão do horário de trabalho com o resto do dia, por isso, lembre-se dos horários de pausa, como o de almoço e de café.
6. Mantenha o contato
A interação é parte importante do cotidiano profissional, algo que acontece organicamente no escritório.
Infelizmente, neste cenário remoto, ela acaba sendo negligenciada. Para mudar isso, sugerimos ligações entre líder e liderados com uma certa periodicidade. Dessa forma, é possível colocar o papo em dia, assim como trocar ideias e experiências.
Uma outra forma de gerar socialização é através da realização de pesquisas de clima. Por meio delas, é possível medir a “temperatura” do time, possibilitando ao responsável pensar em soluções mais assertivas para aumentar o engajamento dos colaboradores.
É interessante usar formulários que garantam o anonimato de quem vai responder. Assim, os colaboradores não se sentem inibidos de demonstrar possíveis insatisfações.
7. Foque no lado bom
Uma postura positiva é mais do que necessária em tempos como este. Por isso, busque sempre que possível levar um bom ânimo para sua equipe!
Um espaço para falar de assuntos variados também é bem vindo! Afinal, trocas e conversas paralelas também fazem parte do ambiente profissional.
Fique atento
Como vimos, a gestão remota de ativos pode ser extremamente benéfica para as operações da sua empresa. Os avanços tecnológicos têm possibilitado, cada vez mais, o desenvolvimento de tecnologias que dão todo o suporte necessário para esse tipo de projeto. Contudo, é de suma importância que ela seja feita de forma correta e com suporte especializado.
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