Identificando a manutenção preditiva, preventiva e corretiva
A identificação do tipo de manutenção que deve ser empregada no ativo é muito importante para o planejamento e funcionamento correto da área produtiva.
Esse reconhecimento é tão relevante que toda a área de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) e de Engenharia de Manutenção da empresa precisa ter conhecimento do assunto.
Identificação e aplicação
A identificação do tipo de manutenção a ser empregada no ativo depende da situação. Porém, antes de classificá-la como manutenção preditiva, preventiva e corretiva, precisamos aprender sobre duas outras formas de classificação: a manutenção não planejada e a planejada.
A manutenção não planejada é aquela voltada ao ativo que parou de realizar ou realiza com muita deficiência o trabalho para qual foi projetado originalmente, ou não atende aos parâmetros básicos de funcionamento e operação para entregar um produto ou serviço dentro da qualidade, custo e prazo desejado.
Basicamente, podemos dizer que esse tipo de manutenção é oriunda de uma parada por falha ou quebra que compromete o funcionamento do ativo.
Esse tipo de processo também é caracterizado pela execução da manutenção corretiva emergencial.
A manutenção planejada, por sua vez, é aquela em que são identificados os sintomas dos ativos para resolvê-los antes que haja uma falha. Nesses casos, o ativo é liberado para a realização de manutenção em comum acordo entre os setores de produção e operação, e a área de manutenção. Esse processo é caracterizado pelas seguintes técnicas:
- Manutenção Preventiva Programada;
- Inspeção Preventiva;
- Inspeção Preditiva;
- Inspeção Sensitiva;
- Manutenção Corretiva Planejada;
- Manutenção de Melhorias.
Classificação do Ativo
Para saber que tipo de manutenção realizar, as equipes também devem ser capazes de estabelecer uma estratégia de manutenção a ser adotada. Esse processo deve ser feito de acordo com a Classificação do Ativo para a aplicação do Plano de Manutenção.
A classificação é feita através de um questionário que envolve as seguintes áreas:
- Produtiva/Operacional;
- Manutenção;
- Qualidade;
- Segurança;
- Meio ambiente.
Uma nota de classificação para os ativos deve ser estabelecida, conforme o exemplo:
- Classe C – Até 11 pontos: Aplicação somente de Manutenção Corretiva Emergencial
- Classe B – Entre 12 e 20 Pontos: Aplicação de Inspeção Preventiva e Corretiva Planejada, Manutenção Preventiva Programada e Controle de Peças Sobressalentes.
- Classe A – Acima de 20 pontos: Todas as Técnicas da Classe C e B, além da Inspeção Preditiva (Monitoramento e Condições) e Corretiva Planejada, Inspeção Sensitiva e Melhorias.
Com a classificação do ativo feita e com a melhor estratégia elaborada, é hora de aplicar a técnica de manutenção adequada para o momento.
Falamos a seguir da manutenção preditiva, preventiva e corretiva, citando as especificidades de cada uma.
Manutenção preditiva
Também conhecida como manutenção baseada em condições, a manutenção preditiva tem como objetivo a redução da aplicação de manutenções corretiva e preventiva, uma vez que pode prever a falha ou a quebra do ativo.
Ela é realizada através de:
- Inspeções em campo, como Análise de Selo ou Ferrografia;
- Monitoramento online de informações como temperatura, pressão e vibração.
Nesse segundo processo, após a coleta dos dados, eles analisados e comparados com parâmetros aceitáveis de funcionamento e operação do ativo.
Manutenção preventiva
Esse tipo de manutenção segue um plano de trabalho de acordo com critérios técnicos definidos. O plano deve levar em consideração fatores como:
- Histórico;
- Recomendações técnicas do fabricante;
- Experiência da equipe com as falhas do ativo;
- Análises de falha e confiabilidade, entre outros.
A manutenção preventiva deve ser realizada em intervalos de tempo definidos, visando evitar uma possível parada não programada do ativo.
Manutenção corretiva
Os processos da manutenção corretiva devem ser realizados quando o ativo está com funcionamento precário que afeta a sua operação, sendo essa uma parada não prevista. O objetivo deste tipo de manutenção é recolocar o ativo em operação o mais rápido possível com suas condições de trabalho requeridas para não afetar os meios de produção e operação.
Como podemos perceber, conhecer os tipos de processos e saber diferenciar entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva, além de planejada e não planejada, faz toda a diferença no dia a dia da indústria.
Com essas informações em mente, é possível elaborar de forma correta os planos de trabalho e organizar a produção e operação de forma produtiva, mais econômica e eficaz. Vale lembrar que o uso de soluções tecnológicas para gestão de ativos podem ser de grande auxílio nessas dinâmica. Entre em contato com a Maxinst e saiba mais!