Blog

Monitoramento dos ativos de TI: qual a importância?

Atualmente, a tecnologia da informação (TI) é peça chave no futuro de qualquer empresa. É ela quem vai definir se a organização terá sucesso ou não. Porém, somente investir na infraestrutura de TI não é suficiente para evitar falhas. A ideia é que haja uma ação preventiva de monitoramento e manutenção. É recomendável a execução de ações que evitem ou diminuam eventuais paradas indesejadas (períodos de downtime – de sistema ou hardware), com o propósito de evitar prejuízos.

O cenário ideal na área de TI deve ser mais preventivo e estratégico do que corretivo (apagar incêndio). E, para que isso aconteça, é imprescindível que exista o monitoramento contínuo dos sistemas, hardware e todas as operações do dia-a-dia. Assim, pode-se manter e garantir a máxima disponibilidade e performance do ambiente de TI. Contudo, a verdade é que essa tarefa pode ser um desafio para grande parte das empresas e se torna ainda mais complexo se for realizado manualmente.

Com a evolução e desenvolvimento de novas tecnologias e softwares, todo o processo de gestão fica cada dia mais simples e presente nas rotinas de administradores de sistemas. Os softwares de monitoramento auxiliam na tomada de decisões com base em informações históricas e confiáveis, bem como em provisionar recursos para necessidades futuras. Além disso, auxiliam na rápida identificação de indícios de possíveis problemas nos ativos de TI e em sua infraestrutura. Isso permite que problemas maiores sejam previstos e evitados.

As ferramentas de monitoramento nos permite monitorar itens fundamentais e manter uma boa saúde de todo o ambiente, como dispositivos, backup’s, serviços de rede, aplicações, bancos de dados e muitos outros itens tão importantes quanto estes. Elas oferecem uma visão de disponibilidade dos recursos – se estão com problemas de lentidão ou falhas, histórico de crescimento de banco de dados etc. Conforme ocorrem os alertas, as equipes técnicas devem atuar para correção do problema.

Muitas empresas implantam estes softwares para realizar o monitoramento da saúde de seus ativos, com o objetivo maior de reduzir a indisponibilidade dos seus serviços de TI e, claro, manter o processo de melhoria contínua. Existem diversos tipos e fornecedores desses softwares em diversas plataformas, open-source e pagos. Entretanto, antes de sabermos quais são as particularidades de cada um deles, é preciso saber as vantagens e erros mais comuns na implantação da solução de monitoramento:

Quais as vantagens da implantação de um software para monitoramento

  • Controle e gestão dos ativos;
  • Rapidez na identificação e correção de falhas;
  • Redução de custos;
  • Aumento na eficiência;
  • Acompanhamento do crescimento do ambiente de TI;
  • Reduzir incidentes que causem downtime.

Quais são os erros mais comuns na implantação de uma solução de monitoramento

  • A escolha da ferramenta;
  • Não saber o que monitorar;
  • Não conhecer seu ambiente;
  • Esquecer o monitoramento depois de implantado.

A falta de planejamento, pesquisas e conhecimento do seu ambiente são os principais fatores para a ocorrência dos erros acima. Por isso, para uma escolha de sucesso, é preciso uma equipe preparada e know-how para a implantação de um sistema de monitoramento eficiente e que realmente atenda as necessidades de cada empresa.