Blog

5 motivos para usar a infraestrutura como serviço (IaaS)

Com tantos recursos e ferramentas oferecidas na internet, muitas vezes ficamos em dúvida na hora de escolher qual serviço contratar para a nossa empresa. A computação em nuvem chegou para revolucionar a nossa forma de desenvolver projetos e, neste texto, você vai entender um pouco mais sobre a Infraestrutura como Serviço, uma das opções de serviço de cloud computing.

Infraestrutura como Serviço, também conhecida como IaaS (Infrastructure as a Service) é um modelo parte da computação em nuvem, assim como PaaS e SaaS. O termo se refere a um formato de computação em que são oferecidos recursos de infraestrutura de TI por meio da internet. 

Para entender melhor o que é a Infraestrutura como Serviço, é interessante compreender o significado do seu nome. O termo “Infraestrutura” é referente a tudo que envolve a infraestrutura de computação, por exemplo, networking, armazenamento e processamento. Já o termo “as a Service” designa todos os benefícios envolvidos na computação em nuvem, por exemplo, compartilhamento, velocidade, praticidade e serviço por demanda.

Para saber mais sobre computação em nuvem, leia nosso texto: Como a computação em nuvem inovou a gestão de ativos

Como funciona a infraestrutura como serviço

O modelo é para quem tem um conhecimento técnico mais avançado, pois permite que quem o acessa tenha maior autonomia na hora de configurar seus recursos de hardware. Dessa forma, o usuário é responsável pelo sistema operacional, bem como todos os dados, aplicações e ambientes de execução.

Os clientes podem acessar os recursos a partir de uma rede de longa distância (WAN). Além disso, eles também podem utilizar os serviços do seu provedor de nuvem para instalar o que for necessário de seus aplicativos. Os provedores normalmente são responsáveis por gerenciar armazenamento, servidores, discos rígidos, redes e virtualização.

IaaS pode ser usado para vários tipos de projeto, como por exemplo:

  • Desenvolvimento e teste de ambientes
  • Hospedagem de sites
  • Armazenamento, backup e recuperação de dados
  • Aplicações da web
  • Computação de alta-performance
  • Armazenamento de grandes volumes de dados e analytics

Iaas x PaaS x SaaS

Quando falamos do termo “como Serviço”, referente à computação em nuvem, há três tipos principais de opções: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS), cada uma delas com funcionalidades diferentes.

IaaS

Como já dito anteriormente, IaaS é uma forma de contratar toda a parte de infraestrutura de computação como um serviço de nuvem. Ela oferece tudo o que você precisa para garantir armazenamento, networking e processamento adequados.

PaaS

Já quando falamos de PaaS, estamos falando de uma opção um pouco à frente de IaaS. O modelo traz a junção do hardware e do software necessários para o seu projeto. Dessa forma, você conta com uma plataforma completa para o desenvolvimento, gerenciamento e execução de aplicações, mas sem a preocupação em criar e manter a estrutura necessária para isso.

SaaS

SaaS, por outro lado, é o serviço mais completo dentre os três e também o mais comumente encontrado e utilizado pelo usuário final. Essa modalidade fornece toda a aplicação necessária para quem o acessa, não sendo necessário conhecimento técnico para mantê-lo, pois tudo é gerenciado pelo provedor contratado. 

Dessa forma, o usuário não precisa instalar nada no seu computador, usando apenas a plataforma fornecida para todo o trabalho – além de ter o tipo de acesso mais prático e confiável de todos. Todas as atualizações, correções de bugs e outras tarefas referentes à manutenção e gerenciamento da rede são responsabilidade do provedor.

5 motivos para usar a Infraestrutura como Serviço

Foco no lugar certo

Com o uso da Infraestrutura como Serviço, a empresa pode focar suas atividades no que realmente importa, na produção. Terceirizar o serviço pode ser essencial para o maior desenvolvimento da organização, uma vez que ela não precisa investir tempo e recursos para a compra e a montagem de partes estruturais. Ela terá “na nuvem” tudo o que é necessário para conseguir bons servidores, boas máquinas e o que for preciso para garantir uma estrutura de hardware adequada para suas operações.

Escalabilidade

Com IaaS é possível aumentar ou diminuir a quantidade de recursos contratados com total facilidade. Dessa forma, é possível acompanhar o crescimento das demandas sem ter que remanejar toda a estrutura. Além disso, com a Infraestrutura como Serviço, é possível acomodar com facilidade os picos de demanda, sem trazer instabilidades e sem equipamentos ociosos em momentos de menor demanda.

Velocidade

Há a possibilidade de aumentar uma grande quantidade de recursos utilizados em pouquíssimo tempo. Além disso, com IaaS também é possível ter toda a infraestrutura de computação pronta em minutos ou horas, facilitando o início de novos projetos e aumentando a rapidez com que novas ideias e teorias são testadas, e, se bem sucedidas, desenvolvidas. 

Disponibilidade e segurança

Com IaaS é possível aumentar a disponibilidade de suas aplicações, a partir do seu armazenamento replicado em diferentes localidades. Dessa forma, é possível tornar seus dados mais resistentes a falhas e desastres, como instabilidade de equipamentos ou de redes.

Além disso, a Infraestrutura como Serviço permite que o usuário tenha mais segurança nos dados e aplicações armazenadas. Isso porque os provedores contratados são especialistas no assunto e investem muito em segurança, utilizando sempre ferramentas atualizadas e certificadas internacionalmente, além de uma equipe bem preparada – tal nível de segurança oferecida não seria possível internamente. Também há maior segurança física, uma vez que os servidores são alocados em Data Centers.

Redução de custos

Os serviços de Computação em Nuvem, como IaaS, ajudam a reduzir burocracias e custos desnecessários à organização. Isso acontece porque é possível contratar apenas o que será utilizado, sempre acompanhando o crescimento da empresa, ou seja, não haverá gastos com ferramentas desnecessárias. Além disso, esses serviços, em geral, não contam com longos contratos burocráticos – a instituição utiliza apenas pelo tempo que necessitar.

Por fim, com a Infraestrutura como Serviço, o investimento inicial é mitigado, uma vez que toda a instalação e manutenção da infraestrutura de computação é responsabilidade do provedor contratado.

Como implementar a tecnologia

Como é uma modalidade mais complexa dos serviços de Computação em Nuvem, o primeiro passo para a implementação de IaaS na sua empresa é investir em um time de TI bem capacitado e experiente. Esse time vai saber identificar, dentre as várias opções, quais são as ferramentas e serviços necessários para a sua organização, assim como também vai saber realmente utilizar a estrutura da melhor forma. 

Além disso, é necessário que a instituição busque por empresas especializadas no assunto para ser seu provedor de IaaS. 

Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog para ter acesso a outros textos ricos e interessantes.