Blog

Indústria 4.0 na pandemia: Oportunidades e Desafios

Os primeiros casos de COVID-19 no Brasil foram anunciados em março de 2020. Desde então, a doença causada pelo novo Coronavírus se espalhou por todo o país, gerando momentos de quarentena e interrupções de produção e consumo em diversos setores.

E em decorrência dessa crise de saúde, uma nova crise financeira já está tomando forma. Tal cenário já gera bastante ansiedade entre toda a população, e não é diferente no caso dos profissionais da indústria enfrentando a pandemia. Entretanto, ainda há espaço para novas oportunidades!

 

A indústria 4.0 na pandemia

O cenário atual está repleto de desafios. Porém, já existem diversas formas de superá-los e até mesmo aproveitar possibilidades geradas pelas adversidades.

Neste contexto, a indústria 4.0 na pandemia aparece como mocinha e salvadora, garantindo mais economia e produtividade para empresas de diferentes segmentos.

Abaixo, você confere quais os principais desafios estamos enfrentando e quais oportunidades podemos aproveitar no futuro próximo.

Desafios da indústria em tempos de pandemia

Como aponta o economista Rafael Cagnin em sua entrevista para a Uol Economia, já há alguns anos o Brasil passa por um processo de desindustrialização.

Isso pode ser visto pela redução do setor no Produto Interno Bruto (PIB) e na participação nas exportações para outros países. E com a pandemia e suas crises, esse processo pode ser ainda mais potencializado

Além disso, o reshoring, ou seja, a volta das indústrias para seus países de origem é outra tendência que está se intensificando. Isso também pode ser encarado como um grande desafio no pós-pandemia, visto que há presença de muitas indústrias e capital estrangeiro no país.

 

Oportunidades

Um dos grandes fatores que estão levando ao reshoring no resto do mundo é a crescente automação industrial em diversos setores.

O Brasil segue uma tendência semelhante, e as previsões é de que a pandemia pode gerar a oportunidade para a aceleração deste processo no país.

A automação é capaz de diminuir os custos de produção, e gerar mais produtividade. Entretanto, seu funcionamento pleno só é possível com a combinação de outras tecnologias, como:

  • Internet das Coisas;
  • Cloud Computing (Computação na Nuvem);
  • Sensores industriais;
  • Big Data, entre outras.

Com essas inovações, a quarta revolução industrial também possibilita maior customização e flexibilização.

Foi assim que, com a indústria 4.0 na pandemia, diversas empresas como Tesla, Ford, Mercedes, Embraer, entre outras, conseguiram se adaptar! Inclusive, as mesmas conseguiram se reinventar brevemente para produzir álcool em gel nos primeiros meses da pandemia, auxiliando no estoque mundial! 

Dessa forma, podemos considerar a indústria 4.0 como uma solução para superar a crise. Ela garante maior produtividade, customização, qualidade e economia, tanto na produção quanto para o consumidor final!

Entendemos que em um momento de crise, apostar em tamanha tecnologia pode parecer um grande risco. No entanto, essa adaptação deve ser vista como um investimento, que garante o aproveitamento nas oportunidades geradas com a indústria 4.0 na pandemia!

Para saber mais, leia agora nosso artigo especial sobre como investir nas tecnologias da indústria 4.0!